Central do apito vê apenas 1 erro, “Faltou expulsar +1 do Atlético-GO”

O Atlético-GO deu o pontapé inicial na sua jornada na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024, em uma partida que ficará marcada não apenas pelo resultado em campo, mas também pelas polêmicas arbitragens conduzidas por André Luiz Bento, árbitro mineiro que protagonizou momentos controversos.

Diversos lances foram marcados pela interpretação de campo de André Luiz, principalmente, as expulsões de Jair Ventura, Alix Vinicius e Maguinho, que querendo, ou não, decretaram o rumo da partida. Que no fim, foi vencida pelo Flamengo.

Central do Apito e sua análise dos lances

Foto: Reprodução

O primeiro lance citado pelo ex-árbitro FIFA, PC de Oliveira, comentarista da TV Globo, foi a disputa de bola entre Alejo Cruz e Ayrton Lucas, no meio do campo, onde o jogador do Flamengo vai com a cabeça na bola, já Alejo, ergue o pé no duelo.

Segundo PC, o atacante do Atlético-GO deveria ter sido expulso, por conta do pé alto ter ido direto em contato com o rosto do lateral do Flamengo. O comentarista reiterou dizendo que não existe a intenção, porém, houve a falta perigosa.

Foi no rosto, pegou aqui no queixo do Ayrton Lucas, com o pé levantado, atingiu com a sola da chuteira, pode ser que na avaliação, levada em consideração que a perna do Alejo estava flexionada, mas eu discordo completamente pelo local que atingiu o adversário, e a recomendação para impacto no rosto, na cabeça, é uma recomendação de rigor.

PC de Oliveira
Central
Foto: Reprodução

Expulsão de Alix

Alix Vinicius, zagueiro do Dragão, foi expulso aos 47 minutos da primeira etapa, após fazer falta em Pedro, camisa 9 do Flamengo. Para PC, a falta foi bem marcada, e caracteriza na regra do ‘último homem’, validando a expulsão do defensor.

Importante salientar que a avaliação para essa falta, não é a avaliação pela natureza da falta, pela intensidade, foi um contato leve. Se é uma falta que não impede um ataque promissor, ou não impede uma situação clara de gol, é uma falta sem cartão. Se o Pedro passasse pelo Alix, qual seria a possibilidade dele fazer o gol? Muito grande. Portanto, para mim, a decisão é correta.

PC de Oliveira
Foto: Reprodução

Pênalti, e expulsão de Maguinho

Por fim, nos acréscimos do segundo tempo, Maguinho, lateral-direito contestado pela torcida, que estava fazendo uma boa partida contra o Flamengo, acabou (ao olhar do árbitro) cometendo um pênalti, e sendo expulso em seguida.

O contato já ocorre antes da bola chegar para a disputa, e o contato é claramente no rosto. Pra mim, a discussão nesse lance, é em relação à punição disciplinar, o vermelho foi muito rigoroso? A questão técnica da falta, pra mim é muito clara. Ao disputar a bola assim, o jogador está assumindo o risco, e na orientação, é claramente pela marcação de falta. Eu concordo com a decisão: pênalti e cartão vermelho.

PC de Oliveira passa o visto na decisão marcada pelo árbitro André Luiz
Foto: Reprodução

No fim, o Atlético-GO saiu derrotado e prejudicado pela arbitragem do mineiro André Luiz Bento. Nesta terça-feira, a cúpula de Adson Batista se reunirá com líderes da CBF, no Rio de Janeiro, para debaterem novas políticas de arbitragem.

Assista o programa completo

YouTube video

.

.

.

Central, Central, Central, Central, Central