Memória viva: Dragão se inspira no 4 a 1 sobre o Fla de Luxa, Ronaldinho e cia

Mesmo passados seis anos, a façanha ainda está viva na memória do Atlético-GO. Em 18 de agosto de 2011, o Dragão foi ao Rio de Janeiro e desbancou o Flamengo, goleando por 4 a 1 em pleno estádio do Engenhão. Neste sábado, os clubes voltam a se enfrentar na Cidade Maravilhosa, agora na Ilha do Urubu. Apesar das circunstâncias diferentes, como elencos totalmente reformulados, o feito histórico ainda serve de inspiração ao time goiano, que se apega a boas memórias para tentar surpreender novamente.

Naquela ocasião, o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo estava invicto e era vice-líder do Brasileirão, atrás apenas do Corinthians, que ficaria com o título ao fim do campeonato. O Atlético-GO contava com a estreia do técnico Hélio dos Anjos, que acabara de assumir no lugar do interino Jairo Araújo – PC Gusmão havia sido o comandante no início do torneio.

Em campo, o Atlético-GO conseguiu neutralizar o Flamengo, que não contou com Ronaldinho Gaúcho, suspenso. Em grande atuação, o Dragão goleou com Pituca, Juninho, Anselmo e Diogo Campos. Os cariocas descontaram com Jael, só no final.

Enquanto a derrota em casa afastou o Flamengo do líder Corinthians, o Atlético-GO ganhou fôlego para se distanciar de vez da zona de rebaixamento. O Dragão terminaria a Série A na 13ª colocação com 48 pontos, sua melhor campanha na elite do futebol nacional. De quebra, conquistaria uma vaga para a Copa Sul-Americana do ano seguinte, a primeira e única competição nacional de sua história.

Daquele elenco, nenhum jogador permanece no Atlético-GO até hoje. O goleiro Márcio foi o mais longevo, tendo se despedido do Dragão em 2016, após 10 anos vestindo a camisa rubro-negra. Ele foi para o arquirrival Goiás durante a Série B. Pituca e Juninho também são exemplos de atletas que marcaram época no clube e que estavam em campo no Engenhão naquela noite histórica.

Flamengo 1×4 Atlético-GO – 17ª rodada da Série A de 2011

Data: 18/08/2011
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro

Gols: Pituca, aos 13′ 1T, Juninho, aos 37′ 1T, Anselmo, aos 6′ 2T e Diogo Campos, aos 36′ 2T (Atlético-GO); Jael, aos 37′ 2T (Flamengo)

Flamengo: Felipe; Alex Silva (Jael), Ronaldo Angelim e Welinton; Léo Moura, Airton (Gonzalo Fierro), Willians, Thiago Neves, Bottinelli e Júnior Cesar; Deivid (Diego Maurício). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Atlético-GO: Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Ernandes, Pituca, Bida e Thiaguinho (Joilson); Juninho (Diogo Campos) e Anselmo (Leonardo). Técnico: Hélio dos Anjos

Fonte: Globoesporte