Opinião: Atlético-GO se supera no 2° tempo e conquista vitória difícil, mas não convence

comemorando
Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Um dos times que mais tomou gols no campeonato não tem como se recuperar tão facilmente, principalmente porque está muito equilibrada essa série B e o Dragão pecou muito defensivamente falando e continua cometendo os mesmos erros como ocorreu nesse jogo contra a Tombense. Defesa continua desarrumada e isso traz insegurança para o time, na maioria das vezes tem que correr atrás no placar para tentar reverter uma possível derrota. O Atlético tem entrado em campo já com uma pressão enorme da torcida e da diretoria, porque até então não vinha ganhando nem dos adversários mais fracos, estamos falando daqueles times que estão na parte de baixo da tabela; e para entender melhor o que acontece com o Atlético, temos que voltar lá para antes de começar essa série B, a diretoria não reforçou o time com jogadores competitivos e não sabemos se a conquista do campeonato goiano influenciou negativamente, talvez a conquista do estadual tenha feito a diretoria acreditar que tinha um bom time para começar a série B e isso não era verdade, foi confirmado logo no início da disputa que o time tinha elenco limitado e os atletas contratados na janela de abril eram muito mais apostas que reforços propriamente dito, e o time está pagando o preço por esses erros. O Dragão, que havia sido rebaixado da série A 2022, tinha recursos financeiros em caixa suficientes para montar um bom time, tanto para a disputa do campeonato goiano como para a série B, mas não foi o que aconteceu, a diretoria dormiu em berço esplêndido, não contratou quando teve a chance e agora tem que se contentar com esse rendimento pífio de um time que não tem identidade, time limitado que não consegue competir com as melhores equipes dessa série B. Nesse jogo contra a Tombense pelo menos vimos um Atlético diferente no segundo tempo, impondo seu jogo, dominando as ações como deve ser jogando em casa, mas foi só 45 minutos de um bom futebol, muito pouco e para nós não convenceu da capacidade que precisará ter para subir na tabela, se vier bons resultados também não será surpresa pelo grande número de jogadores que chegaram agora nessa janela de julho, alguns até considerados de nível série A.

Opinião: Resultados negativos aumentam insatisfação no Atlético-GO e podem gerar até afastamento de jogadores

Jair Ventura tem e terá papel primordial na mudança de atitude do time, tem que promover as alterações que o time precisa, vimos nesse jogo de segunda feira, que o Atlético tem condições de lutar por um lugar melhor na tabela, mas será preciso muito trabalho, principalmente no sistema defensivo que continua apresentando os mesmos problemas. Ao nosso entendimento, um fator positivo que o técnico adota é não esperar muito tempo para substituições, faz a leitura rápida do jogo e logo no início do segundo tempo já percebe as mudanças que precisa fazer, e contra a Tombense elas foram cruciais para que o time reagisse e vencesse ao final do jogo. O que não sabemos é o que o técnico vai fazer para melhorar essa defesa do Atlético, se quiser um time competitivo vai ter que ser radical nas suas decisões, ainda é um tanto cedo porque os zagueiros que chegaram estão entrando agora no time e leva algum tempo para se exigir melhor entrosamento. Mas é certo que o técnico terá que ajustar esse setor pois ele é o fator de desequilíbrio do time.

Com um elenco mais qualificado e um treinador de ponta como Jair Ventura, o Atlético tem condições de reação nesse campeonato, tem que voltar a apresentar um futebol equilibrado, ofensivo e assim vencer os jogos em que se apresenta como favorito, ressalte-se que dentro de casa só um resultado interessa de agora em diante, a vitória, é o que espera os dirigentes e a torcida atleticana, já ávida para ver seu time melhor posicionado na tabela e brigando pelo acesso.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.