Iris Rezende

Iris Rezende
Iris Rezende no Antônio Accioly

Quem foi Iris Rezende?

Iris Rezende foi o melhor prefeito que pisou em Goiânia. Iris participou de grande parte da evolução de nossa capital.

História

Iris Rezende Machado nasceu no dia 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, no interior de Goiás. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris passou boa parte de sua infância na Fazenda Canastra.

Quando Iris nasceu, o seu pai não possuía uma fazenda, mas trabalhava produzindo tijolos e telhas. Aos poucos seu pai teve condições de comprar algumas terras e, assim, surgiu a Fazenda Canastra,

que foi vendida pelo pai de Iris no final da década de 1940.

Aos 16 anos, Iris Rezende mudou-se para Campinas, um bairro da cidade de Goiânia e lá se matriculou na Escola Técnica de Goiânia. Segunda a historiadora Cileide Alves, o político goiano acredita que seu período em Campinas foi crucial para sua adaptação em Goiânia.

ris Rezende faleceu no dia 9 de novembro de 2021, em São Paulo. O ex-prefeito ficou três meses internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Três dias antes de sua morte, foi submetido a intubação para tratar uma pneumonia, mas sua saúde debilitou.

A família de Iris Rezende optou por realizar o velório e o enterro em Goiânia, cidade onde morava e na qual passou boa parte de sua vida política.

Carreira

Segundo afirma o próprio Iris Rezende, sua entrada na política foi definida quando ele tinha 22 anos e isso foi uma decisão tomada depois da experiência que ele teve com grêmios estudantis em escolas em que estudou em Goiânia. A entrada de Iris na política não agradou a seu pai, que desejava que o filho se envolvesse com os negócios da família.

A primeira disputa eleitoral de Iris aconteceu em 1958, quando ele se candidatou a vereador em Goiânia. Ele era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB. No seu processo de formação política, Iris desejou estudar Direito e, para isso, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goias. Concluiu o curso em 1960.

Em 1959, ele assumiu como vereador de Goiânia e permaneceu na função até 1962. Em 1963, ele assumiu o cargo de deputado estadual, depois de vencer a eleição estadual como o candidato mais votado no estado. Nesse momento ele havia abandonado o PTB e se filiado ao Partido Social Democrático, o PSD.