Melhorando! Atlético-GO diminui probabilidade de rebaixamento após empate; confira as estatísticas

Foto: Bruno Corsini/Atlético-GO

Atlético-GO e Palmeiras se enfrentaram na última segunda-feira (10), no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação resiliente e marcada por grandes defesas de Renan, o Dragão foi capaz de empatar com o líder do campeonato pelo placar de 1×1, com gols de Murilo e Shaylon. O empate foi responsável por diminuir a probabilidade de rebaixamento do Rubro Negro na competição, segundo estatística calculada por uma universidade mineira.

Com moral! Atlético-GO é alvo de comentários positivos por parte de Abel Ferreira: “É uma equipe muito bem montada”

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-GO diminuiu para 84,5% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pelo empate do último início de semana, diante do Palmeiras, bem como pela manutenção de uma sequência de resultados positivos nas últimas rodadas. A estatística, que na rodada passada se encontrava maior, agora se torna somente a terceira maior da competição, atrás do Juventude (99,98%) e Avaí (93%); para completar o Z4, Cuiabá (68,6%) é o outro clube que ostenta a maior chance de descenso.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Dragão após a disputa de seu compromisso pela 31ª rodada da elite do futebol brasileiro, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série A. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos já não será mais suficiente para os clubes que desejam não cair, com o “porto seguro” agora sendo 46 pontos, pontuação que marca somente 0.202% de chance de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Atlético-GO ainda precisa garantir mais 17 pontos em oito partidas, precisando conquistar cinco vitórias e dois empates.

AGENDA

Após ter sido capaz de arrancar um empate contra o líder do campeonato em pleno Antônio Accioly, o Atlético-GO se vê embalado por três resultados positivos para manter sua luta para escapar da zona de rebaixamento, para isso precisando enfrentar o Juventude, no próximo domingo (16), no Estádio Alfredo Jaconi, às 18h, em duelo válido pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.