Em partida de duas expulsões, Atlético-GO é derrotado em clássico goiano e se mantém no Z4 do Brasileirão

Atlético-GO x Goiás
Foto: Divulgação/ACG

Atlético-GO e Goiás se enfrentaram neste sábado (27), no Estádio da Serrinha, em partida válida pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação tímida, marcada pelo desconforto diante da pressão exercida pelos donos da casa, o Dragão foi derrotado pelo rival por 2×1, com gols de Caetano, Marquinhos Gabriel e Shaylon. Com a derrota, os comandados de Jorginho permaneceram na 19ª colocação, com 22 pontos.

Resumão da semana do Atlético-GO: empate na Série A, permanência de Jorginho e Copa Verde 2022

PRIMEIRO TEMPO

Se aproveitando do fator casa e do apoio massivo de seu torcedor, o Goiás adotou uma postura dominante durante a primeira etapa, encurralando o Atlético-GO em seu campo de defesa e, assim, construindo uma vantagem mínima no placar. Utilizando de toda a criatividade de seu meio campo, o Esmeraldino foi responsável por criar diversas chances perigosas, porém a mais fatal foi anotada logo aos dez minutos, quando Caetano se viu como alvo de uma cobrança de escanteio de Marquinhos Gabriel, empurrando a bola para o fundo da meta. Os donos da casa chegaram a balançar as redes de Renan em outra oportunidade, através dos pés de Pedro Raul, mas o VAR anulou o tento por conta de uma posição de impedimento na jogada. Atordoado por conta do volume ofensivo demonstrado pelo seu rival, o Alético-GO só foi capaz de assustar Tadeu através de um chute de fora da área produzido por Wellington Rato, aos 38′.

SEGUNDO TEMPO

Indisposto a permitir que seu adversário retornasse ao campo almejando impor um volume de jogo maior, o Goiás manteve seu ímpeto ofensivo demonstrado na primeira etapa, assim exigindo que o goleiro Renan trabalhasse pela primeira vez aos cinco minutos, em um chute de Pedro Raul. Logo após a oportunidade, o Esmeraldino não deixou o Atlético-GO respirar e, em seguida, marcou seu segundo tento da tarde; aos oito minutos, Marquinhos Gabriel aproveitou uma sobra de bola na área do Rubro Negro e estufou a rede defendida por Renan.

O gol aparentou implodir o Dragão, que, logo em seguida, ainda viu Hayner receber o segundo cartão amarelo por uma aparente agressão em Belmonte em um lance de disputa de bola. Reduzido a dez homens em campo, os comandados de Jorginho seguiram precisando aguentar a pressão exercida pelos donos da casa, que, posteriormente, chegaram com perigo através de finalizações de Dadá Belmonte e Marquinhos Gabriel, com ambas sendo salvas por Renan. Após as intervenções feitas pelo arqueiro, o Goiás optou por diminuir o ritmo de suas jogadas, estilo de jogo que se tornou ainda mais cadenciado com a expulsão sofrida por Caio Vinícius ao executar um carrinho forte em Dudu.

A igualdade no número de jogadores em campo trouxe ao Dragão a oportunidade de descontar um gol da vantagem do time da casa, quando Shaylon foi capaz de se desgarrar da marcação dento da área adversária e estufar a rede de Tadeu. O arqueiro do Esmeraldino ainda foi responsável por defender uma boa chance de Dudu, aos 44′, finalização que se mostrou a última do Atlético-GO na partida e que, consequentemente, concretizou a derrota por 2×1.