Complicou! Atlético-GO aumenta chances de rebaixamento após derrota; confira as estatísticas

Atlético-Go Sul-Americana
Foto: Alan Deyvid/ACG

Atlético-GO e Internacional se enfrentaram nesta segunda-feira (19), no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação ofensivamente produtiva, porém sem arrematar as chances criadas, o Dragão se viu mais uma vez derrotado dentro de casa pelo placar de 2×1, com gols de Pedro Henrique (2x) e Churín. A derrota não só serviu para prolongar sequência ruim de resultados em que o clube se encontra na elite do futebol brasileiro, mas também foi responsável por aumentar sua probabilidade de rebaixamento na competição, estatística que foi calculada por uma universidade mineira.

Revolta! Lateral do Atlético-GO volta a ser culpado por erros defensivos e gols sofridos; comissão técnica responde

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-GO foi capaz de aumentar para 95,7% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pela derrota por 2×1 sofrida diante do Internacional, no último final de semana, bem como pelo distanciamento do Dragão em relação aos concorrentes que se encontram à sua frente no Z4. A estatística, que na rodada passada se encontrava na casa dos 90,9%, se mantém como a segunda maior da competição, atrás somente do Juventude (98,9%); para completar o Z4, Cuiabá (54,7%) e Coritiba (54%) são os clubes que se encontram mais perto do descenso.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Rubro Negro após o fechamento da 26ª rodada do Brasileirão, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série A. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos segue sendo o “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, pontuação que acumula somente 0,912% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Atlético-GO ainda precisa garantir mais 23 pontos em 11 partidas, precisando conquistar sete vitórias e dois empates.

AGENDA

Imerso em uma situação emergencial na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO se vê diante de mais um longo período de descanso e preparação para que o clube possa tentar impor uma revolução em sua campanha, para isso precisando enfrentar o Corinthians, em plena Neo Química Arena, no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 19h.