Com grande atuação de Diego Loureiro e expulsão, Atlético-GO conquista um empate diante do Fortaleza

Foto: Lucas Emanuel/ Agif/Gazeta Press

Atlético-GO e Fortaleza se enfrentaram neste domingo (6), no Castelão, em partida válida pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação produtiva no setor ofensivo, porém decisiva por parte do goleiro Diego Loureiro, o Dragão foi capaz de segurar o empate por 1×1, com gols de Luiz Fernando e Otero. Com a igualdade, os comandados de Eduardo Souza subiram para a 17ª colocação, com 34 pontos.

Resumão da semana do Atlético-GO: derrota na Série A, especulação de saída de craque e grupos da Copa São Paulo

PRIMEIRO TEMPO

Se aproveitando do apoio de sua torcida e do fator casa, o Fortaleza buscou, desde o início da partida, controlar a posse de bola e ditar o ritmo da partida, se impondo no embate e, assim, buscando espaços no sistema defensivo adversário. A tarefa, porém, se mostrou difícil, já que os comandados de Eduardo Souza se mostraram atentos aos movimentos da equipe da casa, sendo capazes de neutralizar o Tricolor e forçá-los a produzirem poucas chances de perigo. Enquanto isso, o Atlético-GO se mostrou a equipe mais letal do primeiro tempo, ameaçando a meta do Leão através de Wellington Rato – um dos destaques da etapa -, mas também inaugurando o placar do final de tarde cearense; aos 16′, Luiz Fernando foi capaz de completar, de cabeça, um cruzamento de Dudu e estufar a rede do goleiro Fernando Miguel. Desta forma, ambas as equipes se encaminharam para os vestiários com o 1×0 no placar.

SEGUNDO TEMPO

Compensando o baixo número de finalizações perigosas protagonizadas na primeira etapa da partida, o segundo tempo logo se iniciou com uma chegada dos visitantes, que através dos pés de Luiz Fernando por pouco não ampliaram a vantagem no placar no primeiro minuto. Após a tentativa, porém, quem passou a acelerar o ritmo do duelo e buscar o empate foi o Fortaleza, objetivo que foi conquistado pelo Leão aos 12′; em uma de suas primeiras participações significantes na partida, Otero foi responsável por realizar uma cobrança de falta precisa, que estufou a rede do goleiro Diego para deixar tudo igual no final de tarde cearense.

Minutos depois do tento, ambas as equipes produziram mais finalizações de perigo, de um lado através dos pés de Juninho Capixaba – que mandou uma bola rente à trave – e do outro com Jorginho, que também traçou uma trajetória rente à trave de Fernando Miguel. O atleta do Dragão e o arqueiro do Leão logo se mostraram protagonistas de mais um lance importante da segunda etapa, aos 27′, quando Jorginho bateu mesmo sem ângulo após completar um chapéu de cabeça em um defensor, com Fernando prontamente impedindo o gol de desempate dos visitantes. No outro lado do campo, um minuto depois, quem também trabalhou foi o goleiro Diego Loureiro, impedindo mais uma finalização de Otero que aparentava estar destinada a balançar as redes rubro negras.

A partir dos 30′, porém, o Atlético-GO se viu obrigado a diminuir seu ritmo após a expulsão de Luiz Fernando, que recebeu o segundo cartão amarelo por conta de reclamações com o juíz. A desvantagem numérica aparentou inflamar os donos da casa, que mais uma vez exigiram uma boa defesa de Diego Loureiro através de outra boa cobrança de falta de Otero; logo em seguida, o arqueiro do Dragão mais uma vez se viu decisivo ao espalmar um forte chute de dentro da área de Thiago Galhardo. Mesmo diante de uma pressão crescente por parte dos donos da casa nos minutos finais da partida, o Atlético-GO foi capaz de se segurar à igualdade no placar e, assim, decretar o empate por 1×1.