Com direito a ‘lei do ex’, Atlético-GO não resiste à pressão dos donos da casa e é derrotado pelo Criciúma

Atlético-GO x Criciúma 2023
Foto: Divulgação/ACG

Atlético-GO e Criciúma se enfrentaram nesta sexta-feira (2), às 21h30, no Estádio Heriberto Hulse, em partida válida pela 10ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação de etapas contrastantes, o Dragão foi derrotado pelo placar de 3×0, com gols de Felipe Vizeu, Eder e Fellipe Mateus. Com o revés, o Rubro Negro caiu para a oitava colocação do campeonato, se mantendo com 16 pontos.

Torcida de olho! Atlético-GO libera venda de ingressos para duelo contra o Ceará, válido pela 11ª rodada da Série B

PRIMEIRO TEMPO

Elevando a temperatura em na fria noite catarinense, Criciúma e Atlético-GO protagonizaram uma primeira etapa eletrizante e recheada de boas chances para ambos os lados. Pelo lado dos donos da casa, Rômulo e Eder foram os nomes que ameaçaram balançar as redes do Dragão, com o centroavante exigindo uma boa defesa de Ronaldo em sua finalização. Eder também se viu protagonista aos 44′, quando – acidentalmente – tocou a mão na bola em um lance que resultou no gol de Fabinho, assim fazendo com que o tento fosse anulado. Já o Rubro Negro, além de se segurar diante do caldeirão formado no Heriberto Hulse, viu Luiz Fernando, Rhaldney e Ramon arriscarem em direção ao gol de Gustavo, porém sem obter sucesso. Assim, ambas as equipes se encaminharam para os vestiários com o placar zerado.

SEGUNDO TEMPO

Se inflamando pelo apoio da torcida da casa, o Criciúma tomou a dianteira das ações ofensivas na segunda etapa, desequilibrando a igualdade que havia sido observada durante o primeiro tempo. Diante deste ímpeto, Felipe Vizeu forçou uma boa defesa de Ronaldo logo aos seis minutos; o lance foi seguido por mais uma oportunidade de perigo, com Fellipe Mateus chutando cruzado e observando a bola passar rente à trave rubro negra.

A pressão prontificou algumas mudanças em ambas as equipes, porém as alterações por parte do Atlético-GO não aparentaram surtir muito efeito, uma vez que o Tigre seguiu pressionando os visitantes; novamente com Fellipe Mateus, aos 19′, o arqueiro Ronaldo precisou se esticar para impedir um chute rasteiro no canto. Um minuto depois, porém, os esforços ofensivos do Criciúma enfim foram recompensados através da famosa “lei do ex”: aos 20′, Vizeu completou um cruzamento de Marcelo Hermes e inaugurou o placar na noite catarinense.

O tento aparentou esfriar um pouco o duelo, com o Tigre enfim permitindo que o Dragão respirasse um pouco. Apesar de encontrar mais espaço para jogar e sofrer ainda mais alterações, o Rubro Negro pouco produziu com o intuito de ameaçar o gol de Gustavo. Enquanto isso, os donos da casa passaram a aproveitar os espaços concedidos pela zaga rubro negra, assim conquistando um pênalti aos 39′, quando João Carlos foi tocado por Lucas Gazal na área; na cobrança, Eder deslocou Ronaldo e duplicou a vantagem do Criciúma no placar. O lance ainda não se mostrou como o último marco da partida, já que, após uma pequena blitz que viu o Tigre forçar uma grande defesa de Ronaldo após um chute de João Carlos, Fellipe Mateus se viu cara a cara com o arqueiro atleticano e, na saída do goleiro, cravou o terceiro gol dos donos da casa, assim dando números finais à partida.