CBF afirma que jogadores terão que apresentar comprovante de vacinação em suas competições

CBF

A CBF divulgou nesta sexta-feira o Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022, e nele ficou definido que todos os jogadores devem estar com vacinação completa nas competições da entidade.

Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única.

Disse o documento

Para cada lista de relacionados para as partidas, a CBF pedirá o comprovante de vacinação do atleta. Caso não apresente, a inscrição dele automaticamente ficará suspensa no sistema da entidade.

Numa entrevista divulgada pelo ge, o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, explicou que não se trata de uma decisão política, mas de uma solução para proteger os jogadores.

Grande parte das internações hoje são de pessoas que não se vacinaram. A variante ômicron é muito transmissível e os atletas têm que jogar sem máscaras. Então que nós podemos fazer é exigir que todos se vacinem para evitar casos graves

Jorge Pagura

Além disso, a CBF afirmou que orienta todas as federações estaduais a exigirem o documento em suas competições. A medida vem sendo tomada para evitar que o futebol paralise novamente, já que o número de infectatos pela doença vem aumentando novamente.

Assim como CBF, Federação Goiana de Futebol exigirá vacinação de atletas e jornalistas

CBF Campeonato Goiano Futebol Atlético-GO

Em protocolo que será divulgado em breve pela Federação Goiana de Futebol em breve os jogadores e cronistas terão que apresentar comprovante de vacinação durante a competição.

Os membros das delegações incluindo jogadores, comissão técnica e staff estarão liberados de testes se estiverem com o esquema vacinal completo, caso contrário será exigido o PCR negativo realizados em até 48 horas antes das partidas.

Quanto aos cronistas, também será exigido os comprovantes de vacinação, ou teste PCR negativo. Até o ano passado, não era necessário estar dentro destas regras.

A Federação também vai respeitar os decretos de cada município a respeito de presença de público. Vale lembrar que em diversos estados do país existe um aumento no número de infectados, deixando a situação em estado de atenção em relação a Covid-19.