Opinião: Valentim tenta reposicionar o Atlético-GO na tabela, mas o elenco é limitado

Alberto Valentim
Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Após 12 rodadas disputadas na série B, o Atlético-GO se encontra na décima colocação e na nossa opinião poderia estar até pior na tabela, tendo em vista os últimos 5 jogos disputados, que foram 2 empates e 3 derrotas. Após essas primeiras rodadas já está se formando os grupos dentro da tabela; um grupo lutando pela parte de baixo, últimas colocações; no grupo intermediário tem os times que se posicionaram no meio da tabela, aí incluído o Atlético, e os times que estão brigando rodada a rodada pelas primeiras colocações. Após essas primeiras 13 rodadas a série B já vai se definindo quanto a quem vai brigar pela série A, quem vai permanecer na B e quem vai brigar para não cair para a série C; muito cedo para se afirmar isso? Sim! Pode ser, mas devido ao equilíbrio tão citado anteriormente por nós, acreditamos que poucas mudanças ocorrerão, estas mudanças podem não ocorrer agora no momento, mas na segunda parte do campeonato, após encerrada a janela de contratações e os times se reforçarem para a última metade do campeonato.

Opinião: Com um time sem equilíbrio e sem confiança, Atlético-GO vê a Série A mais distante

Quanto ao Atlético-GO, esse empate contra o Ituano foi positivo ao nosso entendimento, com essa fase ruim por que passa o time, um empate fora de casa já é algo para ficar mais otimista, mas manter o otimismo vai depender do comportamento do time dentro de casa, na próxima rodada, principalmente se voltar a vencer. Valentim está tentando de todas as formas fazer com que o time volte a ter um rendimento aceitável, afastou da titularidade alguns jogadores que vinham decepcionando, buscou possíveis alternativas no elenco, até com improvisações, e tem agradado a diretoria com seu trabalho, agora é aguardar para ver se há uma reação por parte dos jogadores. E surge aquele alerta aos jogadores, com a aproximação da janela de contratações, pode ocorrer até dispensas e empréstimos no elenco, por isso, agora é o momento dos jogadores se empenharem ao máximo para manter o vínculo com o clube; e considerando que o Dragão é uma vitrine para muitos jogadores jovens que querem se sobressair ou mesmo recuperar a carreira no futebol, a hora chegou, têm que se mostrar mais e buscar a titularidade no elenco, porque chances para isso a comissão técnica tem dado em todos os jogos.

Nesse jogo contra o Ituano, fora de casa, salvo algumas exceções, vimos uma maior dedicação dos jogadores, principalmente daqueles que entraram no time para substituir os chamados titulares, mas todos que estão vestindo a camisa tem que se doar mais, principalmente os jogadores de ataque, que até então era o ponto forte do time, caíram muito de rendimento e as consequências disso é que o time tem feito poucos gols; então já está na hora de Alberto Valentim implementar outras opções para esse setor, mudar posicionamentos, variar mais o jogo no ataque; precisa recuperar esses jogadores que não estão correspondendo, e que até então eram tidos como intocáveis no time, talvez deixar no banco algumas rodadas fará bem a esses atletas, para que recuperem o equilíbrio emocional e assim voltarem a jogar um bom futebol. Resta-nos saber se o técnico encontrará peças no elenco que possa melhorar o desempenho do ataque; na defesa Valentim está aos poucos se equilibrando com as peças que tem e isso é crucial para que o time não tome mais goleadas como aconteceu nas últimas rodadas. Não é possível um time continuar errando tanto e em tantas rodadas seguidas, apresentando um futebol bem abaixo do que se espera de quem, até então, era muito cotado para ascensão à Série A; se quiser se manter entre os favoritos terá que reagir e apresentar um futebol digno da grandeza do Atlético.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.