Opinião: A importância do crescimento e da presença da torcida do Atlético-GO para o momento do time

Atlético-GO torcida
Foto: Divulgação/ACG

O torcedor atleticano é uma história a parte dentro do futebol goiano, já foi a maior do estado lá pelos idos anos das décadas de 50, 60 e 70, e por ser um dos times mais tradicionais do estado de Goiás, o Atlético sempre esteve no coração de muitos goianos, mesmo daquele que não torce para times aqui do estado tem uma grande simpatia pelo Dragão. Mas porque isso acontece? Essa é uma história que tem origem lá no antigo bairro da Campininha, reduto do Dragão e onde foi fundado o histórico estádio Antônio Accioly, primeiro estádio particular de futebol em Goiás e que pertence ao Atlético Clube Goianiense, berço do futebol naquelas bandas da capital Goiânia. Naquele bairro, nas décadas de 50 e 60, o povo se juntava num cercado bem rústico para ver as partidas, depois o estádio foi aos poucos se estruturando, com construção de arquibancadas e a torcida lotava o campo em dias de jogos, já nascia naquela época essa paixão pelo clube; nesse período a torcida cresceu tanto que lotava o antigo estádio Olímpico e já rivalizava com as outras grandes do estado, Goiás e Vila até no estádio Serra Dourada. Muito identificado com as cores do clube, vermelho e preto, cores fortes, o torcedor atleticano tinha e tem muito orgulho de vestir e defender essa camisa, que aliás hoje é considerada por muitos como a mais bonita camisa no futebol brasileiro. Muita história aconteceu de lá pra cá, o time entrou numa espécie de decadência, quase faliu e o torcedor diminuiu também em número, eu inclusive presenciei muitos jogos do Dragão lá pelo final da década de 90 e início dos anos 2000, com 500 torcedores no estádio, e por vários anos o torcedor atleticano sumiu dos estádios. Mas o torcedor pode ter desaparecido dos gramados, mas seu amor pelo clube sempre se perpetuou pelos longos anos sem títulos, sejam estaduais ou nacionais.

Opinião: Um Atlético-GO diferente, com jogadores motivados e vibrando em campo nessa reta final!

A partir de 2005 o que se viu foi um renascimento da torcida atleticana, agora não mais os 500 presentes no estádio em anos anteriores; assim que o time voltou a rivalizar com os dois principais adversários, Vila e Goiás, o torcedor atleticano tem marcado presença nos estádios e houve um crescimento exponencial da torcida, novamente estamos vendo estádios lotados, até os atleticanos desaparecidos voltaram declarando seu amor pelo clube, e esse torcedor é tido como mais fiel, criativo, animado e ordeiro aqui no estado de Goiás; nos parece mais uma família do que propriamente uma torcida, até a organizada é muito dedicada e pacífica, e isso se explica pelas características do bairro bem familiar que é campinas, onde surgiu o Atlético Clube Goianiense; dificilmente se vê torcedores do Dragão envolvidos em brigas nos estádios, até com torcidas rivais isso não acontece, é uma torcida que vai ao estádio para incentivar e demonstrar seu amor pelo clube acima de tudo.

Nos últimos anos, em que o time esteve na série A e o estádio Antônio Accioly foi reformado e modernizado pela diretoria, a torcida tem feito a diferença, muitas vezes lotando o estádio e cantando os hinos do clube motivando os jogadores. Até podemos dizer que o Atlético, além de ser um clube organizado, tem uma torcida que caminha junto com o clube, crescendo, se organizando e levando seu apoio incondicional ao time, o que nos faz crer que hoje, é o maior patrimônio que o clube tem e uma das mais respeitadas do Brasil. Enfim essa é apenas uma opinião de mais um atleticano que sou, muito resumida é verdade; mas quem quiser ter mais conhecimento das origens do nosso torcedor, até indico as matérias sobre a torcida atleticana, publicadas pelo historiador e geografo, e grande torcedor atleticano Horieste Gomes, que aborda, com uma riqueza de detalhes incomparável, a história da torcida atleticana ao longo dessas mais de oitenta décadas.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.