Situação complicada! Atlético-GO acumula segunda pior campanha de sua história na Série A até a 27ª rodada; confira o retrospecto

Estádio Antônio Accioly Atlético-GO
Estádio Antônio Accioly

Imerso em uma situação emergencial na Série A do Campeonato Brasileiro após a derrota diante do Internacional, o Atlético-GO se vê diante de mais um longo período de descanso e preparação para que o clube possa tentar impor uma revolução em sua campanha, para isso precisando enfrentar o Corinthians, em plena Neo Química Arena, no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 19h. Em meio ao início de preparação da equipe para o embate, o Rubro Negro se deparou com uma análise de seu momento delicado, a qual refletiu a situação complicada em que o clube se encontra necessitando de uma reação.

Esperança! Zagueiro do Atlético-GO projeta sequência difícil, mas reafirma resiliência do elenco: “Ninguém aqui vai jogar a toalha”

De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O Popular, o Atlético-GO comandado por Eduardo Baptista, hoje, se encontra no caminho de concretizar sua segunda pior campanha na história da Série A dos pontos corridos. Isso porque, até a 27ª rodada do torneio deste ano, o Dragão já se vê como dono da segunda menor marca de pontos conquistados em 27 compromissos, só ficando atrás da campanha realizada há 10 anos atrás. Atualmente, o Rubro Negro se encontra estacionado na 19ª colocação, ostentando 22 pontos e a seis de distância do Coritiba, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Há uma década atrás, a equipe que começou a elite do futebol nacional sendo treinada por Adilson Baptista e que presenciou diversas trocas no comando técnico foi capaz de angariar, até a 27ª rodada, somente 20 pontos, se estabelecendo na lanterna do campeonato e a 9 pontos de distância do Corititba, que também ocupava a primeira vaga fora do Z4. Naquele ano, a equipe ainda conseguiu mais dez pontos em seus últimos duelos na Série A, mas encerrou a competição como o vice-lanterna.

Ainda mais preocupante para os adeptos do Dragão, a pontuação conquistada na temporada de 2022 ainda se mostra menor do que o ano de 2017, época que marcou o último rebaixamento do clube à Série B até o momento. Na desastrosa temporada de cinco anos atrás, o Rubro Negro se localizava na lanterna da tabela, ostentando 26 pontos, a seis do Fluminense, primeiro clube fora da zona da degola.

Confira o levantamento realizado pelo jornal O Popular:

2010: 17º, com 26 pontos, a 3 do 16º, Avaí, primeiro fora do Z4
2011: 11º, com 38 pontos, a 11 pontos do 17º, Athletico-PR, primeiro dentro do Z4
2012: 20º, com 20 pontos, a 9 pontos do 16º, Coritiba, primeiro fora do Z4
2017: 20º, com 26 pontos, a 6 pontos do 16º, Fluminense, primeiro fora do Z4
2020: 12º, com 34 pontos, a 6 pontos do 17º, Bahia, primeiro dentro do Z4
2021: 11º, com 34 pontos, a 6 pontos do 17º, Juventude, primeiro dentro do Z4
2022: 19º, com 22 pontos, a 6 pontos do 16º, Coritiba, primeiro fora do Z4

AGENDA

Imerso em uma situação emergencial na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO se vê diante de mais um longo período de descanso e preparação para que o clube possa tentar impor uma revolução em sua campanha, para isso precisando enfrentar o Corinthians, em plena Neo Química Arena, no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 19h.