Pauco histórico do futebol Goiano, Serra Dourada recebe aval para retomada dos jogos em 2022. Confira

Serra Dourada

O governo do estadio de Goiás divulgou uma nota nesta sexta-feira informando que o estádio Serra Dourada recebeu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) afirmando que está novamente em ordens para receber eventos esportivos.

Confia a nota completa sobre o Serra Dourada

Serra Dourada
Brasil – Goiânia – GO – 16/10/2011 – Anselmo (D) do Atlético-GO comemora seu gol durante partida contra o São Paulo, no Estádio Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro 2011. Foto: Adalberto Marques/AGIF

“O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e o Ministério Público do Estado de Goiás, assinaram nesta sexta-feira (1), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), atestando que o Estádio Serra Dourada está em conformidade com todas as normas de segurança, estando apto a receber competições esportivas e demais eventos.

Assinaram o TAC o secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, e os promotores Diego Osório, coordenador do Grupo de Atuação de Grandes Eventos de Futebol (Gfut), e Francisco Borges Milanez (também membro do Gfut), além de Aylton Flávio Vechi, procurador geral de justiça, do MP-GO.

“O Serra Dourada está apto para receber os jogos novamente. É um grande diamante que temos e que está sendo lapidado. Iniciamos os ajustes a curto prazo, já começamos as ações e planos para médio prazo e temos também objetivos a longo prazo”, destacou Henderson de Paula Rodrigues, Secretário de Estado de Esporte e Lazer.

As tratativas foram acertadas após ajustes feitos com relação a exigências de segurança, além de intervenções nos sistemas elétricos, hidráulicos e de combate a incêndios. Atualmente o Serra Dourada tem todos os laudos necessários para receber jogos e eventos.

“A assinatura do TAC é um avanço muito grande. O Estado está se comprometendo a evoluir, a buscar uma melhora. Nossa função, no MP, é de fiscalização e cobrança e aplaudir quando as alterações necessárias são feitas”, elogiou Diego Osório, coordenador do GFut.

No período em que não recebeu jogos, por conta da paralisação do futebol durante o início da pandemia de Covid-19 em 2020 e o veto de presença de público em grande parte do ano de 2021, o estádio Serra Dourada passou por várias adequações de segurança, que tiveram como principais ações a instalação do sistema de combate a incêndio, que não existia na praça esportiva, adequação dos guarda-corpos das cadeiras e arquibancada, substituição de mangueiras de combate a incêndios para o tipo correto e aumento de quantidade de extintores.

Entre outras intervenções realizadas, estão a instalação de um novo sistema de monitoramento, revitalização do gramado e nova pintura interna para os setores de arquibancadas e cadeiras.

Atualmente, está em andamento um processo licitatório de tomada de preços para a reforma dos 36 banheiros para os torcedores, com orçamento estimado em cerca de R$ 3 milhões. A execução das obras não impede a realização de jogos, uma vez que a intervenção nos sanitários será feita de forma intercalada.

Outra ação que será realizada ainda em 2022 é a troca do sistema de iluminação, que está em fase de estudo técnico. A intervenção vai ampliar a capacidade dos refletores para 2.500 lux, deixando o estádio apto a receber qualquer competição organizada pela CBF e também pela Conmebol.”