Prognóstico: Atlético-GO x Grêmio – 2/8/2017 – Brasileirão

Com possibilidade de deixar a lanterna do Brasileirão, o Atlético-Go recebe nesta quarta-feira, 2 de agosto, o Grêmio como parte da programação da décima oitava rodada do torneio, a penúltima do primeiro turno. Com início agendado para 21h45 (horário de Brasília), o duelo acontece no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia.

O desempenho recente do Atlético-GO

A possibilidade de ganhar uma posição na tabela de classificação é rara para o Dragão, que está afundado na lanterna da competição. Porém, foi aberta com uma surpreendente vitória, de virada, por 2 a 1, no domingo, 30 de julho, diante da Chapecoense, em Chapecó.

Com isso, o rubro-negro alcançou 12 pontos (três vitórias, três empates e 11 derrotas), ficando apenas um atrás do Vitória. Sair da zona de rebaixamento, no entanto, segue sendo um sonho distante.

Porém, os quatro pontos conquistados nas duas últimas partidas fazem com que diretoria adie a decisão sobre a contratação de um novo técnico. Depois das saídas de Marcelo Cabo e Doriva, João Paulo Sanches, auxiliar-técnico, foi colocado como interino. Assim deve permanecer, uma vez que o próprio profissional não tem o desejo de ser efetivado no cargo.

Ele também assumiu o comando na transição Cabo/Doriva. Foi sob seu comando que o clube somou sete dos 12 pontos que obteve até o momento.  A primeira vitória fora de casa aconteceu sem o atacante Walter, que foi o grande reforço do Atlético-GO para temporada. Ele cumpriu suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Tem condições de atuar diante do Grêmio. Resta saber se Sanches, que foi confirmado para a partida, vai promover seu retorno ao time.

Há dúvida existe porque Diego Rosa, que foi seu substituto, atuou bem em Chapecó. A possibilidade de colocar os dois é relativamente pequena. Pelo menos no início do duelo. Essa opção é mais cogitada durante o jogo, em caso de o Dragão estar em desvantagem no marcador.

A forma atual do Grêmio

As lembranças da jornada anterior não foram tão boas para o Grêmio. Apesar de o time ter feito uma boa atuação e dominado o Santos durante praticamente toda a partida, não passou do empate, por 1 a 1, no domingo, em Porto Alegre. Desperdiçou dessa maneira uma oportunidade de reduzir sua desvantagem na comparação com o Corinthians, líder. Com 33 pontos (dez vitórias, três empates e quatro derrotas), o tricolor segue oito atrás.

A partida contra o Peixe trouxe outro prejuízo. O atacante equatoriano Michael Arroyosofreu uma fratura no nariz e ficará afastado dos gramados durante aproximadamente um mês. Como não é titular, o desfalque não ganha tanto significado como o do paraguaio Barrios.

O ex-atacante do Palmeiras ficou de fora das duas últimas partidas. Não enfrentou o São Paulo (1 a 1) por estar suspenso e também pediu para ser preservado contra o Santos visando melhor recuperação de uma lesão muscular. É provável que seja relacionado para o duelo desta quarta-feira, embora não seja garantia de que estará entre os titulares.

Baixa certa para a partida será do lateral-direito Edílson. Ele foi expulso no duelo contra o Santos e terá que cumprir suspensão automática. Como Léo Moura, que seria a primeira opção para o setor, segue em processo de recuperação de contusão, muito provavelmente Renato Gaúcho improvisará Ramiro no setor. Isso abre espaço para o retorno de Michel, que cumpriu punição pelo acúmulo de cartões amarelos contra o Peixe.

De olho no apito

Com quatro atuações na Série A na temporada atual e 25 ao longo da carreira, Igor Junior Benevenuto será o mediador da partida desta quarta-feira em Goiânia. Ele apresenta índice de 56% de sucessos dos donos da casa. Os empates foram 16% e as vitórias dos visitantes aconteceram em 28% das partidas.

Benevenuto tem média de cinco cartões amarelos (45,2% mandantes x 54,8% visitantes) e expulsa um atleta (71,4% x 28,6%) a cada quatro jogos. Também em média, indica 31 faltas (47,8% x 52,%) por confronto.

Histórico dos confrontos entre Atlético-GO e Grêmio

Realizado pela primeira vez no Brasileirão de 1980, o confronto entre Atlético-GO e Grêmio teve nove edições na competição. Os tricolores venceram cinco vezes. As quatro outras partidas foram divididas em sucessos rubro-negros e empates.

Fonte: Site de apostas