Opinião: Jogo do Dragão domingo pela manhã – saudosismo bate forte

Foto: Alan Deyvid-ACG

A atração musical Chico Science e Nação Zumbi foi um fenômeno na música popular brasileira no final dos anos 90. Entre suas canções de destaque havia “ Criança de Domingo” que dizia “ Faça chuva ou sol amo o meu domingo…” e aqui peço licença para parafrasear e dizer : o atleticano não só ama o domingo, mas ama os domingos pela manhã em que ocorrem jogos do Dragão. O anuncio por parte da Federação Goiana de Futebol de que teremos jogos do clube campineiro nesse dia e horário foi recebido com felicidade por atleticanos de várias gerações.

Primeiramente é preciso falar de onde vem esse apego do atleticano por jogos nesse horário tão… inusitado ( para alguns ao menos não é ?!). Tal paixão dos rubro negros tem um lastro histórico. O Atlético é um clube de origem comunitária, seu campo de futebol teve como um de seus apelidos a alcunha de “Chacrinha”, em suas primeiras décadas de existência. Tudo porque lá era um local próximo das Feiras. O atleticano e o campineiro sempre entenderam o futebol como um espaço de convivência comunitária e familiar. Para o Atleticano ir ao Accioly pela manhã é como ir à missa, à feira ou ir ao ginásio do bairro bater bola com os amigos.

Sendo assim as partidas no período matutino permitem que as famílias atleticanas assistam um bom futebol e em seguida voltem para casa para curtir o resto do domingão. Para o atleticano ir ao Estádio não é como ir ao shopping, ou ir às compras, simplesmente consumir… É lugar de encontro e celebração, e pra isso nada melhor que um domingão pela manhã. Tal qual em jogos de décadas passadas o torcedor do rubro negro goiano voltará a ter esse prazer, estar na Campininha das Flores pra ver o Dragão no domingo cedo. Palmas para a Federação Goiana de Futebol que acertou demais nessa iniciativa.