Em outubro de 2024, faltando 9 rodadas para o fim do Brasileirão, o presidente Adson Batista já revelava, com sua sinceridade característica, que considerava o time rebaixado para a Série B. Na mesma ocasião, ele revelou já ter iniciado o planejamento 2025, que é claro, dará seus primeiros resultados justamente no Campeonato Goiano.
Após ter conseguido o inédito tricampeonato do Goianão em 2024, o Dragão tem totais condições de embalar um tetracampeonato ainda mais inédito, algo que nos palpites de futebol para hoje, pelo menos, não seria nada improvável. Entretanto, para chegar lá, ele precisará vencer alguns desafios, já que os efeitos do rebaixamento acabam sendo inevitáveis. Afinal, o que se espera para o Atlético-GO no Campeonato Goiano?
A disputa com o Goiás e Vila Nova: a situação dos rivais
Em primeiro lugar, o principal candidato para tomar a taça do Dragão seria o Goiás. Entretanto, do lado de lá, o que se observa é um cenário bastante instável, por mais que no Atlético o cenário também não seja bom. No ano passado, a final vitoriosa foi contra o Vila Nova, enquanto o Goiás já dava sinais da temporada ruim que estava por vir.
Saltando mais adiante, o Goiás não conseguiu o acesso para a Série A, e ainda teve problemas nos bastidores com alguns atletas. Em termos de contratações, não é esperado que o time faça grandes movimentações, apesar de Jair Ventura já ter sido confirmado como treinador. Por fim, em suma, o rival está mais desorganizado que o Dragão, ao menos por enquanto.
O Vila Nova, por outro lado, já contratou vários jogadores, entretanto, seu 2024 não foi muito longe do comum: um meio de tabela na série B, sem grandes chances de subida para a primeira divisão. A verdade é que, de todos os lados, o que as torcidas pedem são contratações de peso, entretanto, a perspectiva não é de sonhar tão alto para nenhuma das equipes. Mas, até o momento, o que se sabe sobre o Dragão?
Rafael Guanaes é o novo treinador do Dragão
Com uma trajetória de estudos internacional, Rafael Guanaes teve um ótimo desempenho durante sua passagem pelo Operário-PR, clube de onde veio. Conseguiu fazer o time voltar à Série B, e em 2024, ainda fez parecer possível uma subida à 1º divisão do Brasileirão.
Com as ideias modernas do técnico, a contratação dele indica a mentalidade positiva da diretoria do Dragão com pensamento a longo prazo. Afinal, ele chegou a ser um dos treinadores que mais duraram no cargo no Brasil, e o que mais permaneceu na posição na Série B. Seu estilo de jogo preza pela posse de bola e paciência, com foco especial na transição de jogadas eficientes da defesa para o ataque, logicamente.
Mirando no Goianão: algumas preocupações para Guanaes
Diante da queda para a série B, alguns atletas podem se ver tentados a buscar novos desafios. Um dos exemplos disso é uma das peças-chave do Dragão, o goleiro Ronaldo. Ainda em 2024, já foi revelado que as chances de uma saída são grandes, devido a um “desgaste”, nas palavras do próprio Adson.
Outros nomes também podem sair, como Gonzalo Freitas, enquanto novidades vão chegando, como o lateral-direito Marcinho, suprindo uma carência importante no elenco, além da necessidade de pontas e atacantes. Agora, resta observar o restante das movimentações e claro, não pensar em contratar apenas para o Estadual, e sim para a longa temporada que vem por aí.
De qualquer maneira, se por aqui não há muitas certezas, o que tranquiliza o torcedor, pelo menos para o Estadual, é que nos rivais também não. Todos vivem transições de treinadores e atletas, e, em geral, a base do Atlético parece a mais sólida de todas em busca de um 4º título em sequência.
Em busca do tetra: mas com o pensamento além disso
Não podemos dizer que um Campeonato Estadual chega a ser o sonho de um clube de futebol, entretanto, perdê-lo não é nada bom e pode afetar diretamente a sequência da temporada.
Mas, de qualquer maneira, o que torcida, diretoria e equipe devem ter bem alinhados, para o sucesso do Dragão, é um pensamento de longo prazo: como construir um trabalho sustentável para garantir o retorno imediato à Série A? E como permanecer lá para 2026?
Veja mais notícias do Atlético-GO, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Atlético Clube Goianiense.