Novo técnico do Atlético-GO comandará pela primeira vez uma equipe da Série B; confira números

O Atlético-GO demitiu Alberto Valentim no dia 10 de junho e, desde então, seguiu com o interino Anderson Gomes no comando. São duas semanas sem um treinador fixo. No entanto, nesta segunda-feira (24), o Dragão enfim definiu quem será seu novo técnico. Segundo o setorista do Atlético-GO, Felipe André, Jair Ventura já vai comandar o elenco nesta terça-feira. É um desafio novo em sua carreira profissional, a trajetória de Jair Ventura mostra que ele comandará pela primeira vez uma equipe da Série B. Com inúmeros trabalhos em equipes que disputaram a elite do futebol brasileiro, confira números do novo comandante rubro-negro:

Mais novidades! Atlético-GO acerta a contratação por empréstimo de meia-atacante da Série A

Jair Ventura iniciou sua carreira como técnico no Botafogo, em 2016. Com a Série A em disputa, comandou o Glorioso em 72 jogos, venceu 34, empatou 17 e perdeu 21. Foi bem sucedido na equipe carioca, garantindo uma longevidade de 495 dias. Já no Santos, em 2018, durou seis meses, saindo vencedor sete vezes em 19 jogos, o que é um desempenho mais abaixo. No Peixe, o treinador também teve a Primeira Divisão como competição em disputa.

Foi contratado pelo Corinthians ainda em 2018 e durou menos do que o esperado. Foram 15 partidas, deixou o comando com apenas três vitórias, cinco empates e sete derrotas. Com a Série A em jogo novamente, Jair Ventura foi para o Sport e saiu com mais derrotas do que vitórias. Em 42 jogos, venceu 13, empatou oito e perdeu 21. Mas, foi no trabalho seguinte que o técnico teve seu pior desempenho de todos, na Série A de 2021 pela Chapecoense. Nenhuma vitória foi conquistada em 14 oportunidades, tendo amargurado 10 derrotas quatro empates. Seu aproveitamento ficou em 9,5%.

Seus dois últimos trabalhos foram no Juventude e no Goiás, também sem sucesso. Disputando a elite do futebol brasileiro, Jair durou 16 jogos no Jaconero, venceu cinco, empatou cinco e perdeu seis. No Goiás, seu mais recente comando, foram 12 vitórias em 42 confrontos. Agora, à frente do Atlético-GO, Jair Ventura encara sua primeira experiência na Série B com a missão de levar a equipe atleticana na direção de uma arrancada rumo à divisão de elite.