Melhorando! Atlético-GO reduz probabilidade de rebaixamento, mesmo com empate decepcionante; confira as estatísticas

Atlético-Go Sul-Americana
Foto: Alan Deyvid/ACG

Atlético-GO e Juventude se enfrentaram no último domingo (16), no Estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação produtiva no setor ofensivo, porém sofrendo com um descuido na defesa, o Dragão só foi capaz de empatar com o adversário gaúcho por 1×1, com gols de Wellington Rato e Óscar Ruíz. O empate, juntamente com os resultados da rodada, foram responsáveis por diminuir a probabilidade de rebaixamento do Rubro Negro na competição, segundo estatística calculada por uma universidade mineira.

Técnico do Atlético-GO fala sobre desrespeito ao adversário e reprova atuação da equipe diante do Juventude

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-GO diminuiu para 82,9% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pelo empate do último final de semana, diante do Juventude, bem como pela combinação de resultados de seus rivais na luta contra o rebaixamento. A estatística, que na rodada passada se encontrava maior, se mantém como a terceira maior da competição, atrás do Juventude (99,993%) e Avaí (96,6%); para completar o Z4, Cuiabá (64,5%) é o outro clube que ostenta a maior chance de descenso.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Dragão após a disputa de seu compromisso pela 32ª rodada da elite do futebol brasileiro, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série A. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos já não será mais suficiente para os clubes que desejam não cair, com o “porto seguro” agora sendo 46 pontos, pontuação que marca somente 0.050% de chance de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Atlético-GO ainda precisa garantir mais 16 pontos em sete partidas, precisando conquistar cinco vitórias e um empate.

AGENDA

Tendo observado sua reação no campeonato ter sido impedida por um decepcionante empate diante do Juventude, o Atlético-GO se encontra na obrigação de voltar ao caminho das vitórias para seguir sonhando com a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, para isso precisando enfrentar o Ceará, no Estádio Antônio Accioly, às 18h, no próximo domingo (23).