Goianão 2017: Sistema mantido, grupos formados e data de início definido

Goianão 2017 começará dia 29 de janeiro

Com a divulgação do Calendário do futebol brasileiro para 2017 nesta quarta-feira, dia 6 de julho, e consequentemente a oficialização do período de disputa reservado aos Campeonatos estaduais, já fica definido que o Goianão 2017 será iniciado no domingo, dia 29 de janeiro, encerrando-se no domingo, dia 30 de abril, data da Grande Final, ou seja, da partida de volta da Fase Final da competição.

O sistema de disputa, de acordo com a legislação vigente, é o mesmo deste ano, uma vez que obedece ao biênio 2016/2017, que implica dizer que no ano que vem já será o 4º Goianão consecutivo com a mesma fórmula, ou seja, na 1ª Fase, as 10 equipes participantes ficam divididas em 2 grupos, jogando em três turnos corridos, no 1º e no 2º turnos, grupo contra grupo, em ida e volta, e no 3º turno dentro dos respectivos grupos, quinze rodadas, quatorze jogos para cada time, sete como mandantes e sete como mandados, classificando-se o 1º colocado de cada um dos dois grupos e mais dois times por índice técnico independente de grupo, para as semifinais, onde o 1º colocado geral enfrenta o 4º enquanto o 2º joga diante do 3º em ida e volta, daí conhecendo-se os dois finalistas que também em ida e volta decidem o título da competição, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Divisão de Acesso em 2018.

O Grupo A da 1ª Fase já tem como integrantes, de acordo com a classificação do Goianão 2016, Goiás, Vila Nova, Itumbiara e Crac enquanto no Grupo B já estão Anápolis, Atlético, Aparecidense e Goianésia. O vice-campeão da Divisão de Acesso/2016 completa o Grupo A enquanto o campeão será o 5º integrante do Grupo B.

Em relação a este ano, campeão e vice da Divisão de Acesso/2016 que será iniciada no sábado, dia 16 de julho, substituem Trindade e Anapolina que foram rebaixados para a Divisão de Acesso do ano que vem.

Oportunamente será divulgada a data do Conselho Técnico do Goianão 2017 para a oficialização de todos os aspectos do Campeonato.

Fonte: FGF