Atlético-GO e Avaí se enfrentaram neste sábado (2), às 15h30, no Estádio da Ressacada, em partida válida pela 26ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação eficiente no campo de ataque e resiliente no setor defensivo, o Dragão foi capaz de acumular uma vitória pelo placar de 2×0, com gols de Luiz Fernando e Matheus Peixoto. Com o triunfo, o Rubro Negro se manteve na 8ª colocação, com 41 pontos.
Improvisado na lateral do Atlético-GO, Tubarão crava que se adaptou à posição e fala sobre parceria com Luiz Felipe
PRIMEIRO TEMPO
Não se intimidando pela condição de visitante, o Atlético-GO foi quem assumiu as rédeas da partida desde o minuto inicial, apresentando mais chances de perigo ao gol adversário e neutralizando as investidas protagonizadas pelo Avaí. Se aproveitando principalmente de bolas aéreas alçadas na grande área dos donos da casa, o Dragão foi capaz de ameaçar a meta de Igor Bohn através de cabeceios de Heron, Luiz Fernando e Luiz Felipe; porém, foi só aos 37′ que o Rubro Negro conseguiu furar o bloqueio do sistema defensivo rival. Também através da via aérea, Heron finalizou e forçou uma defesa do arqueiro do Leão, que rebateu a redonda nos pés de Luiz Fernando para o mesmo aproveitar o rebote e inaugurar o placar da tarde catarinense. Na tentativa de providenciar uma resposta ao tento ainda na primeira etapa, o Avaí só foi capaz de chegar perto do gol de Ronaldo em uma oportunidade, já nos acréscimos, quando Douglas cabeceou uma bola sem direção, assim encaminhando ambas as equipes para seus respectivos vestiários com o 1×0 no placar.
SEGUNDO TEMPO
Buscando não permitir que seu adversário se mantivesse na dianteira da partida no quesito de ações ofensivas, o Avaí rapidamente registrou uma boa finalização aos cinco minutos, quando Pottker se aproveitou de uma sobra de bola na área após uma cobrança de falta, mas, mesmo sozinho, só foi capaz de isolar a bola por cima do gol. O susto aparentou inflamar a equipe do Atlético-GO, que prontamente ofereceu uma resposta aos 10′, com Luiz Fernando recebendo um bom cruzamento rasteiro de Lucas Esteves, mas também isolando a redonda na hora de chutar.
Antes mesmo dos 15′, o ritmo de “toma lá, dá cá” se manteve entre as equipes, com o Dragão chegando mais uma vez através de um chute promissor de Matheus Sales, mas que se encaminhou para a linha de fundo. Esta tentativa, porém, marcou o último lance de perigo concretizado no embate com a igualdade de jogadores dentro de campo, uma vez que Denilson foi expulso nos minutos seguintes por ter proferido ofensas ao árbitro. A desvantagem, apesar de ter alterado a dinâmica do jogo, aparentou não desanimar os donos da casa, que após a realização de algumas alterações, carimbaram o travessão de Ronaldo com uma cabeçada de Douglas.
Mesmo com um homem a menos, o Avaí manteve sua blitz no campo de ataque e, a partir do 20º minuto, finalizou em três ocasiões buscando a igualdade no placar; Alan Costa, Pottker e Gabriel Poveda foram os finalizadores da vez, com o último forçando uma boa defesa do arqueiro do Dragão. Já nos minutos finais, o Rubro Negro se viu alvo de mais uma finalização de cabeça perigosa produzida por Alan Costa, enquanto respondeu com Matheus Sales, que tirou tinta da trave do goleiro Igor; em seguida, Poveda novamente assustou os comandados de Jair Ventura através de uma cabeçada.
Mantendo o ritmo frenético da partida até os minutos finais, Lucas Esteves arriscou de longe, aos 48′, e viu seu chute passar perto da meta do Leão. O duelo ainda ganhou contornos de emoção a dois minutos do fim, com o VAR analisando um possível pênalti para o Atlético-GO em lance protagonizado por Matheus Peixoto e Cortez; após consulta do árbitro, a penalidade foi assinalada e, na batida, Matheus Peixoto deslocou o goleiro e estuou a rede adversária, concedendo números finais à vitória do Dragão.
Veja mais notícias do Atlético-GO, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Atlético Clube Goianiense.