Em duelo morno, Atlético-GO é derrotado pelo Santos e entra no Z4 da Série A

Santos x Atlético-GO
Foto: Reprodução/Twitter

Atlético-GO e Santos se enfrentaram neste domingo (3), na Vila Belmiro, em partida válida pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação pouco produtiva no ataque, o Dragão não foi capaz de segurar o adversário paulista e foi derrotado pelo placar de 1×0, com gol de Lucas Barbosa. Com a derrota, os comandados de Jorginho estacionaram na 18ª colocação, ostentando 17 pontos.

Adeus? Craque do Atlético-GO está na mira de clube da Série A e pode assinar pré-contrato

PRIMEIRO TEMPO

Empurrado por sua torcida, o Santos iniciou a partida com um ímpeto ofensivo maior do que o Atlético-GO, pressionando seu adversário no campo defensivo e se lançando ao ataque para tentar logo desequilibrar o placar. O Dragão, porém, não se deixou abalar pela postura intensa do Alvinegro, observando seu sistema defensivo e o goleiro Ronaldo garantirem o zero no placar dos donos da casa. As melhores chances do Peixe foram concretizadas através de finalizações de Marcos Leonardo e Léo Baptistão, enquanto o Rubro Negro se viu diante de diversos espaços para que pudessem realizar contra-ataques; usando essa estratégia, os comandados de Jorginho assustaram João Paulo em algumas ocasiões, como no 31º minuto, a partir dos pés de Airton. Mesmo protagonizando uma etapa com algumas chances perigosas, ambas as equipes se encaminharam aos vestiários com o placar zerado.

SEGUNDO TEMPO

Protagonizando um início movimentado de segundo tempo, ambas as equipes demonstraram dificuldades para superar os sistemas defensivos, com os primeiros dez minutos não providenciando chances perigosas. No 13º minuto, porém, o Atlético-GO arriscou sua primeira finalização da etapa, quando Jorginho foi alvo de um cruzamento e, de cabeça, somente observou a bola se encaminhar para a linha de fundo. Após mais momentos de “toma lá, da cá”, mas sem efetividade, o Santos voltou a ameaçar o goleiro Ronaldo aos 26′, quando Eduardo Bauermann foi capaz de conectar uma cabeçada, mas também viu a finalização sair pela linha de fundo.

A chance, porém, aparentou servir de premonição para o que estava por vir, já que, no lance seguinte, o Alvinegro Praiano enfim conseguiu inaugurar o placar da noite. Aos 31′, Lucas Barbosa aproveitou uma sobra de bola após desvio de Maicon e, ao finalizar de primeira, estudou a rede do Dragão. O tento aparentou inflamar os comandados de Jorginho, que se lançaram ao ataque e, assim, forçaram uma bela defesa de João Paulo; aos 36′, Jefferson aparentou encontrar o ângulo da meta adversária através de um chute de primeira, mas o arqueiro alvinegro foi capaz de se utilizar de toda sua elasticidade e impedir o gol que igualaria o duelo.

Mesmo sofrendo trocas tardias em seu time dentro de campo e pressionando os donos da casa em seu campo defensivo, o Atlético-GO não foi capaz de encontrar a igualdade no placar, assim concretizando seu terceiro jogo sem vitória na primeira divisão nacional.

FICHA TÉCNICA

Santos 1×0 Atlético-GO

Estádio: Vila Belmiro, Santos, São Paulo

Gols: Lucas Barbosa (SAN – 31’/2T)

Santos: João Paulo, Madson, Maicon, Bauermann, Felipe Jonatan, Fernández (Balieiro), Zanocelo (Camacho), Carlos Sánchez (Bruno Oliveira), Léo Baptistão (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo e Lucas Braga.

Atlético-GO: Ronaldo, Hayner, Wnaderson, Ramon, Jefferson (Arthur Henrique), Edson Felipe (Lucas Lima), Gabriel Baralhas (Rickson), Airton, Jorginho (Léo Pereira), Shaylon (Luiz Fernando) e Churín.

Cartões amarelos: Zanocelo (SAN), Carlos Sánchez (SAN), Fernández (SAN), Camacho (SAN), Luiz Fernando (ACG), Ronaldo (ACG), Lucas Barbosa (SAN), Hayner (ACG)