Dragão campeão! Confira números do Atlético-GO na campanha do título goiano de 2023

O Atlético-GO é o grande campeão do Campeonato Goiano 2023, e seus números durante essa campanha vitoriosa mostram que o ataque é seu ponto forte, tendo Luiz Fernando como artilheiro da competição. Nos pênaltis, o Dragão fez 5 a 4 e celebrou o bicampeonato na Serrinha, casa do rival Goiás. Confira os números do 17ª título goiano do Atlético:

Soberano! Volante do Atlético-GO fala sobre protagonismo do clube no futebol goiano e crava: “Dragão é a primeira força”

  • Técnicos

Eduardo Souza começou a comandar o Atlético-GO no Goianão e foi demitido após a vitória no jogo de ida das quartas de final contra o Iporá. O treinador deixou o clube após 12 partidas, sendo nove vitórias, um empate e duas derrotas. Seu aproveitamento como técnico do Rubro-Negro ficou em 77,8%. Em seguida, Anderson Gomes assumiu como interino e ficou à frente do Atlético no jogo da volta contra o Iporá e na ida da semifinal diante da Aparecidense. Venceu os dois jogos e teve 100% de aproveitamento. O atual técnico do Dragão, Mozart, passou a comandar a equipe atleticana no jogo de volta contra a Aparecidense e nos dois clássicos contra o Goiás, que marcou a finalíssima do Goianão. Foram duas vitória, uma derrota e nenhum empate.

  • Gols marcados

Uma curiosidade que mostra como o Dragão foi eficiente no ataque: O time rubro-negro foi o único que marcou gols em todos os jogos disputados na competição estadual, foram 40 gols em 17 partidas. O Atlético-GO terminou o Goianão com o melhor ataque.

  • Artilheiros

Ao decorrer da fase de grupos e do mata-mata, os atacantes do Atlético colecionaram gols. O ranking de artilharia conta com pelo menos quatro jogadores rubro-negros nas primeiras posições. Luiz Fernando é o destaque da competição, terminou o Goianão como principal artilheiro da competição estadual. Ele anotou 10 gols no campeonato. O camisa 11 também foi o jogador com mais participações diretas em gols: 15 (foram cinco assistências). Shaylon e Airton marcaram cinco vezes no estadual. Daniel e Moraes fizeram quatro gols na campanha do Dragão do Brasil. Além deles, Kelvin, Gustavo Coutinho, Felipe Vizeu e Igor Torres deixaram duas bolas na rede. Bruno Tubarão, Rhaldney e Rodrigo Soares tiveram um gol na campanha do título do Atlético-GO.

  • Campanhas

Foram 17 partidas disputadas pelo Rubro-Negro no Goianão 2023, 40 pontos foram conquistados através de 13 vitórias e um empate. O Dragão saiu derrotado em três ocasiões, marcou 40 gols e sofreu 18 gols. O aproveitamento da equipe registrou 78,4%. O Atlético foi soberano dentro de casa, perdeu apenas uma partida, que foi contra o Anápolis. Foram oito vitórias dentro do Accioly, o aproveitamento ficou em 88,9%. Fora de casa, teve campanha de cinco vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 66,7%.

  • Públicos

O Atlético-GO teve média de 3.846 torcedores pagantes e 4.469 de público total no Goianão 2023. Os maiores registros da equipe no estadual foram nos clássicos contra o Goiás. No dia 2 de abril, jogo de ida da decisão, o público recebido foi 12.089, já na fase de grupos, o número de torcedores chegaram a 6.446.