De Goiás para o Brasil: Veja os principais jogadores goianos que já atuaram na Série A deste ano

Jogadores Goianos
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras

O Atlético-GO e o Goiás são os únicos representantes do futebol goiano na elite do futebol nacional em 2022. No entanto, mesmo com dois clubes na Série A, existem poucos jogadores goianos com partidas disputadas neste início de Brasileirão. Após 69 jogos disputados até agora, os 20 clubes somados colocaram em campo 502 jogadores diferentes, que atuaram por ao menos um minuto, na competição nacional.

Entre todos esses atletas, apenas 11 deles são nascidos em Goiás. Ou seja, o futebol goiano foi representa apenas 2,19%, dos jogadores que estiveram em campo na Série A de 2022. Com essa estatística, fica comprovado que existem menos jogadores nascidos em nosso estado na elite do futebol nacional do que atletas uruguaios (13) e argentinos (17), por exemplo. Apesar do número pequeno, muitos destes jogadores goianos possuem bom currículo na Série A do Brasileiro e ainda estão em ação por clubes como Palmeiras e São Paulo.

Conheça os jogadores nascidos em Goiás que já atuaram na Série A de 2022

Jogadores Goianos
Foto: Arquivo

Um goiano que conseguiu escrever o nome dele no campeonato é o anapolino Luciano, de 29 anos, que atua pelo São Paulo. O jogador foi revelado pelo Atlético-GO, foi campeão Brasileiro em 2015, pelo Corinthians, e o artilheiro do Brasileirão de 2020, pelo São Paulo, com 18 gols marcados. Nos clubes goianos, o Atlético-GO já utilizou dois atletas nascidos em Goiás nesta Série A.

No Goiás, maior rival do Dragão, o único goiano utilizado até o momento é o zagueiro Da Silva, que é prata da casa nascido em Goiânia. Os outros nascidos no estado atuas nas categorias de base do Esmeraldino, mas que ainda não foram aproveitados pelo técnico Jair Ventura. Entre os jogadores de maior currículo, está o atacante Dudu, do Palmeiras. Aos 30 anos, Dudu, natural de Goiânia, coleciona dois títulos nacionais da Série A pelo Palmeiras (2016 e 2018) e também a condição de ter sido eleito o craque da competição em 2018.

O meia Jorginho, natural de Goiânia, é um dos principais jogadores do elenco e já disputou outras edições da elite nacional. O outro nome é o do lateral esquerdo Jefferson, que é natural de Jaraguá e já disputou a Série A também pelo Goiás. Esses são dois exemplos de jogadores goianos formados por clubes locais e que atingiram o maior patamar no futebol brasileiro.