Complicou! Atlético-GO aumenta probabilidade de rebaixamento após derrota; confira as estatísticas

Foto: Nathália Freitas

Atlético-GO e Atlético-MG se enfrentaram no último domingo (4), no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação produtiva na primeira etapa, mas incapaz de converter as finalizações, o Dragão foi derrotado pelo rival mineiro por 2×0, com gols de Keno e Hulk. A derrota foi responsável por aumentar a probabilidade de rebaixamento do Rubro Negro na competição, segundo estatística calculada por uma universidade mineira.

Sincerão! Presidente do Atlético-GO critica decisões de Eduardo Baptista durante derrota: “Tudo errado”

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-GO aumentou para 82,7% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pela derrota frustrante do último final de semana, diante do Atlético-GO, bem como pela manutenção de uma sequência de derrotas nas últimas rodadas. A estatística, que na rodada passada se encontrava menor, se mantém como a segunda maior da competição, atrás somente do Juventude (96,6%); para completar o Z4, Avaí (65,9%) e Coritiba (54,9%) são os clubes que ostentam maiores chances de descenso.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Dragão após a disputa de seu compromisso pela 25ª rodada da elite do futebol brasileiro, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série A. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos segue sendo o “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, pontuação que marca somente 0.940% de chance de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Atlético-GO ainda precisa garantir mais 23 pontos em 14 partidas, bastando conquistar sete vitórias e dois empates.

AGENDA

Após mais um resultado frustrante na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO precisará esquecer totalmente sua situação delicada na elite do futebol nacional para focar em uma das mais importantes partidas de sua história. Na próxima quinta-feira (8), o Dragão enfrentará o São Paulo, no Moruimbi, às 21h30, em duelo válido pelo jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana.