Complicou! Atlético-GO aumenta probabilidade de rebaixamento após derrota; confira as estatísticas

Atlético-Go Sul-Americana
Foto: Alan Deyvid/ACG

Atlético-GO e São Paulo se enfrentaram na última quinta-feira (27), no Morumbi, em partida válida pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação altamente ofensiva, porém incapaz de superar a presença salvadora do goleiro Felipe Alves e sofrendo um gol no último minuto, o Dragão foi derrotado pelo placar de 2×1, com gols de Calleri, Baralhas e Luan.  A derrota foi responsável por aumentar a probabilidade de rebaixamento do Rubro Negro na competição, segundo estatística calculada por uma universidade mineira.

Adeus? “Esquecido” no Atlético-GO, zagueiro é alvo de interesse por parte de clube da Série B

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-GO aumentou para 65,8% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pela derrota frustrante do último meio de semana, diante do São Paulo, bem como pelos resultados de seus rivais na luta contra o rebaixamento. A estatística, que na rodada passada se encontrava menor, agora ocupa o posto de terceira maior da competição, atrás do Juventude (100%) e do Avaí (98,8%); para completar o Z4, Ceará (52,3%) é o clube que ostenta a maior chance de descenso.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Dragão após a disputa de seu compromisso pela 34ª rodada da elite do futebol brasileiro, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série A. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 se mostra suficiente para os clubes que desejam não cair, com o “porto seguro” ostentando somente 0.004% de chance de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Atlético-GO ainda precisa garantir mais 12 pontos em quatro partidas, precisando conquistar mais quatro vitórias.

AGENDA

Após ter visto sua sequência invicta ser encerrada pelo São Paulo, o Atlético-GO não pretende deixar de acreditar na possibilidade de revolucionar sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro e escapar do rebaixamento, já passando a estabelecer seu foco no Santos, equipe que enfrentará na próxima quarta-feira (2), às 19h, em pleno Estádio Antônio Accioly.