CBF mostra descontentamento e pode trocar Comissão de Arbitragem

Liga Brasileira
Foto: Divulgação/CBF

A reportagem publicou mais cedo que a CBF vai liberar o áudio com as deliberações da equipe de arbitragem durante o uso do VAR, seguindo protocolos como os adotados pela Conmebol em suas competições.

A novidade por si só é importante. Mas ao que parece a CBF quer promover uma mudança na Comissão de Arbitragem não só por conta do VAR, mas principalmente pela forma como as arbitragens têm sido conduzidas no Brasil.

Por isso, o chefe da Comissão, o ex-árbitro FIFA Leonardo Gaciba está pressionado. Não há uma demissão em curso pelo menos por enquanto, mas pessoas a par do assunto apontam que caso não haja uma mudança na forma como a arbitragem é conduzida, pode haver uma mudança antes mesmo do término das competições nacionais – incluindo Brasileirão e Copa do Brasil.

No entendimento da CBF, há investimento forte na equipe (principalmente considerando o VAR), mas não existe um retorno técnico. Ou seja, não se está vendo evolução no nível das atuações.

Leonardo Gaciba se vê em meio a um debate bastante acalorado à frente da comissão, mas por enquanto segue trabalhando normalmente.