O Atlético Clube Goianiense alcançou nesta terça-feira (19) um importante feito em sua história. Enquanto o futebol profissional vive um momento delicado na Série A do Brasileirão, as categorias de base comemoram a conquista do Certificado de Clube Formador, concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com o Certificado de Clube Formador, o Atlético fica protegido em sua formação de atletas nas categorias de base. O documento que tem natureza desportiva e com a de intitular a entidade beneficiária a pleitear a indenização por formação estabelecida na legislação e normas nacionais.

A chancela existe desde 2011 e, para ter direito a ela, as agremiações esportivas precisam atestar uma série de obrigações legais para a devida formação técnica e social de atletas no futebol brasileiro, estabelecidas pela Lei Pelé. Além do Dragão, Vila Nova e Goiás possuem o certificado.
Benefícios oferecidos pelo Certificado
- Assinar o primeiro contrato especial de trabalho esportivo com o atleta a partir dos 16 anos ;
- Ter preferência na renovação do contrato;
- Receber indenização caso o atleta não queira permanecer no clube ;
- Além disso, o clube formador tem direito a 5% dos valores envolvidos em cada transferência internacional de um jogador. Esse percentual é dividido por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 e 23 anos de idade.
Veja mais notícias do Atlético-GO, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Atlético Clube Goianiense.