Brasileirão terá concentração de arbitragem para reta final do campeonato

A mudança na chefia da Comissão de Arbitragem na semana passada resultou na decisão da CBF de concentrar integrantes da arbitragem para a reta final do Brasileirão. Serão 74 membros entre árbitros de campo, de vídeo e assistentes recebendo reforço teórico e prático para evitar maiores problemas nas partidas decisivas do campeonato.

Nos pontos corridos, qualquer erro ao longo da competição é fatal. Mas a preocupação maior com o final do Brasileirão se dá pelo fato das decisões interferirem em objetivos dos clubes. Seja título, vagas em competições sul-americanas ou mesmo rebaixamento.

Por isso, na semana passada, a CBF optou por trocar Leonardo Gaciba, chefe da Comissão de Arbitragem, e colocar Alício Pena Jr. até o final do ano para organizar a questão. E assim diminuir os erros ou mesmo a intervenção errônea do VAR. Quem tomou a decisão foi o presidente em exercício da Confederação, Ednaldo Rodrigues.

De acordo com a CBF, os árbitros vão sair de Teresópolis, onde ficarão concentrados, para apitar os jogos e, em seguida, retornarão ao local. Cada equipe de arbitragem terá uma avaliação individualizada das atuações nos jogos. A ideia geral é distanciá-los das possíveis pressões externas para que o rendimento seja melhor em campo.