Atlético-GO se mostra incapaz de furar a zaga adversária e somente empata sem gols contra o Avaí

Estádio Antônio Accioly
Foto: André Palma Ribeiro

Atlético-GO e Avaí se enfrentaram nesta sexta-feira (19), às 21h30, no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela sétima rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação marcada por boas defesas de Ronaldo e uma dificuldade em se furar a zaga adversária, o Dragão só foi capaz de empatar pelo placar de 0x0. Com a igualdade, o Rubro Negro se manteve na vice-liderança do campeonato, ostentando 15 pontos.

De olho na liderança, Atlético-GO terá sequência de partidas contra equipes da parte de baixo da tabela

PRIMEIRO TEMPO

Se aproveitando do fator casa e do apoio massivo de seu torcedor, o Atlético-GO foi quem tomou as rédeas da partida a partir do apito inicial do árbitro, povoando a área de defesa do Avaí e buscando espaços entre a zaga catarinense nos minutos iniciais. Apesar de estar sendo atacando, os visitantes se mantiveram em uma postura defensiva de pressão na posse de bola do Dragão, assim criando aberturas para explorarem ataques rápidos e surpreender os comandados de Alberto Valentim. Essas táticas criaram as primeiras chances de perigo do duelo: de um lado, Bruno Tubarão finalizou na entrada da área, mas só viu Ygor Vinhas realizar uma boa defesa em dois tempos; enquanto isso, Dentinho cabeceou um cruzamento preciso em direção a Ronaldo, fazendo com que o arqueiro espalmasse para escanteio. A partir desta finalização, o Avaí cresceu na partida e ainda incomodou o Atlético-GO aos 24′, quando Natanael forçou uma excelente defesa do goleiro atleticano, e aos 33′, com Dentinho isolando a bola por cima da meta. O Dragão, por sua vez, respondeu aos 40′, quando Tubarão por pouco não encontrou Luiz Fernando no segundo pau, com a redonda sendo cortada pela defesa de última hora.

SEGUNDO TEMPO

Indisposto a permitir que o adversário crescesse na partida assim como na parte final da primeira etapa, o Atlético-GO voltou a repetir o roteiro inicial do duelo, buscando povoar o campo defensivo do Avaí e, assim, encontrar brechas na defesa catarinense. Dessa forma, os comandados de Alberto Valentim rodearam a área de Ygor Vinhas, porém pouco conseguiram no quesito de finalizações perigosas. Quem primeiro ameaçou tirar o zero do placar foram os visitantes através de um chute de Vitinho, que forçou mais uma boa defesa de Ronaldo aos 16′.

Pouco tempo depois, a partida presenciou diversas alterações em ambas as equipes, fator que cadenciou o ritmo de jogo e fez com que os donos da casa voltasse a atacar somente perto dos 30 minutos, se utilizando de bolas na área e lançamentos para tentarem ameaçar a meta de Ygor Vinhas. As tentativas, porém, pouco foram suficientes para ameaçar a igualdade no placar, com o Atlético-GO ainda observando o Leão da Ilha chegar com perigo em algumas oportunidades, as quais foram prontamente impedidas pela zaga do Dragão.

Já nos últimos minutos da partida, Airton se viu capaz de construir uma boa chance de ataque para o Rubro Negro, recebendo um lançamento de Emerson Santos e cortando a defesa adversária, porém falhando na hora do chute e isolando a redonda pela linha de fundo. A falha se mostrou como a última chegada de perigo do duelo, que se encaminhou para um empate por 0x0.