Atlético-GO não se abala com pênalti perdido, vence o Goiás e sai na frente na final do Goianão de 2023

Luiz Fernando comemorando
Foto: Reprodução/DAZN

Atlético-GO e Goiás se enfrentaram neste domingo (2), às 16h, no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pelo jogo de ida da final do Campeonato Goiano de 2023. Apresentando uma atuação eletrizante e recheada de finalizações de perigo, o Dragão foi capaz de triunfar pelo placar de 2×0, com gols de Luiz Fernando e Rodrigo Soares. Com a vitória, o Rubro Negro leva uma boa vantagem para a segunda partida da decisão, que será realizada no próximo domingo (9), em pleno Estádio da Serrinha.

Atlético-GO de olho! CBF oficializa extensão da janela de transferências nacional e Dragão se beneficia

PRIMEIRO TEMPO

Elevando a temperatura da primeira decisão do campeonato desde os minutos iniciais, Atlético-GO e Goiás protagonizaram uma primeira etapa eletrizante e recheada de bons momentos ofensivos. Contrariando as expectativas, porém, foi o Esmeraldino que primeiro demonstrou seu ímpeto ofensivo, com Zé Ricardo e Fellipe Bastos arriscando de longe, mas não acertando a meta do goleiro Ronaldo; já em outro momento de ataque, Apodi e Nicolas por pouco não alcançaram um cruzamento dentro da área para empurrar a bola à meta. Diante de tamanha pressão do rival, o Dragão foi capaz de escapar para seu campo de ataque somente nos minutos finais da etapa, esbanjando efetividade ao marcar em sua primeira chance real de alterar o placar; aos 40′, Luiz Fernando subiu mais do que todos para empurrar a redonda para o findo do gol de Tadeu, assim concedendo a vantagem aos donos da casa. Minutos depois, o Rubro Negro até se viu com a oportunidade de ampliar o placar mais uma vez após o árbitro marcar uma penalidade de Sander em Gustavo Coutinho, porém Shaylon acabou desperdiçando a cobrança e, assim, encaminhou ambas as equipes para seus respectivos vestiários com o 1×0 no placar.

SEGUNDO TEMPO

Embalado pelo final de etapa eletrizante e superior ao Goiás, o Atlético-GO voltou à campo com o mesmo ímpeto ofensivo apresentado nos 45′ iniciais e, assim, logo ampliou sua vantagem no placar. Aos cinco minutos, Rodrigo Soares se antecipou em um cruzamento de Luiz Fernando na área adversária e bateu de primeira para estufar a rede do lado direito de Tadeu. Não se satisfazendo com o 2×0 no placar, os comandados de Mozart Santos se mantiveram pressionando o Esmeraldino em seu campo de defesa, por pouco não marcando o terceiro com Gustavo Coutinho, quando o mesmo foi capaz de encobrir Tadeu com um toque na bola, mas viu Palacios tirar a redonda em cima da linha do gol.

Incomodado com a pressão exercida pelo Dragão no início da segunda etapa, os comandados de Guto Ferreira passaram a, aos poucos, conquistar território e posse de bola na partida, se aproximando do gol de Ronaldo. Com isso, registraram uma perigosa tentativa aos 17′, quando Diego Gonçalves carimbou a trave rubro negra, contando com um desvio do arqueiro atleticano. Após o lance de perigo, ambas as equipes recorreram a substituições em seus elencos, assim esfriando os ânimos da partida.

Já na reta final do duelo, o Goiás ainda acumulou mais duas boas chances, uma delas através dos pés de Lucas Halter – que viu seu chute ser afastado pela zaga atleticana – e outra através de Diego Gonçalves, que forçou uma bela defesa de Ronaldo. As finalizações, porém, se mostraram as últimas de um eletrizante duelo protagonizado nesta tarde de domingo, com o Atlético-GO selando sua vitória pelo placar de 2×0.