Atlético-GO na frente! Confira o retrospecto histórico do Dragão contra o Coritiba

Atlético-GO e Coritiba se enfrentam neste domingo (11), às 16h, no Estádio Couto Pereira, em partida válida pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Disposto a esquecer as últimas atuações que registrou tanto no torneio nacional quanto em seu duelo do meio de semana, o Dragão pretenderá entrar em campo com uma motivação renovada pelo foco total na elite do futebol brasileiro, assim dedicando 100% de sua força a escapar do rebaixamento à segundo divisão. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Rubro Negro já pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival paranaense nos duelos que ambos já disputaram.

Ao todo, Fortaleza e Coritiba já se enfrentaram em 17 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao grande hiato que a disputa presenciou no início de sua disputa; após os primeiros encontros no início da década de 80, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 2011, enfim quebrando o longo intervalo que já durava 28 anos. Esta será a 10ª ocasião em que o Dragão e o Coxa disputam um duelo válido pela primeira divisão nacional, com outros embates também tendo sido protagonizados pela Série B.

Já foram registradas oito vitórias do Dragão, enquanto o clube paranaense foi capaz de triunfar em sete ocasiões, com outros dois empates complementando o recorde. O Rubro Negro também leva vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário sulista. Levando em conta todos os 17 duelos, o Atlético-GO foi capaz de marcar 22 gols, acumulando uma média de 1,29 tentos por jogo; enquanto isso, o Coritiba se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar 21 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de 1,24 tentos por embate.

Atlético-GO x Coritiba 2022
Foto: Bruno Corsino / ACG

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado nesta temporada, válido pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Atlético-GO já se encontrava na luta contra a zona de rebaixamento, enquanto seu adversário da vez lutava na parte de cima da tabela; contrariando as expectativas, porém, o Dragão sagrou-se vitorioso em pleno Antônio Accioly pelo placar de 2×0, com gols de Jorginho e Airton.

Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em pleno Couto Pereira, os comandados de Eduardo Baptista poderão resgatar a última ocasião em que o Rubro Negro foi capaz de vencer na condição de visitante, protagonizado no segundo turno do Brasileirão da Série B de 2019; na ocasião, o Dragão se impôs na partida e foi capaz de neutralizar o adversário, triunfando pelo placar de 2×1, com gols de Moacir e Rodrigo Rodrigues.

AGENDA

Após se ver diante de uma eliminação frustrante na Copa Sul-Americana, os comandados de Eduardo Baptista se veem obrigados a retomarem suas atenções à Série A do Campeonato Brasileiro. Em um duelo direto contra a zona de rebaixamento, o Atlético-GO viajará até Curitiba para enfrentar o Coritiba, às 16h, no próximo domingo (11), no Estádio Couto Pereira.