Atlético-GO de olho! Confira a projeção de pontos necessários para equipes da Série B sonharem com o G4

Atlético-GO comemorando
Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Após ter realizado seu objetivo inicial de conquistar o Campeonato Goiano de 2023 para se sagrar bicampeão seguido do torneio estadual, o Atlético-GO ainda aproveita os últimos momentos de preparação e descanso antes de estrear na Série B deste ano, que acontecerá no próximo sábado (15), diante do Sampaio Corrêa, às 17h. Em meio à expectativa do dia da partida, o Rubro Negro passa a projetar o número de pontos necessários para que possa brigar por uma vaga no G4 da competição e, consequentemente, o acesso à elite do futebol nacional.

Novidades! Confira a provável escalação do Atlético-GO para sua estreia na Série B de 2023

À frente de seu pontapé inicial na Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, o Atlético-GO já passa a projetar as mais diversas metas a serem atingidas pela equipe durante a disputa da competição. Sejam elas a curto prazo – como projetar um início com o pé direito e uma vitória diante do Sampaio Corrêa – ou a longo prazo – como pensar em uma vaga no G4 ou, até mesmo, o título -, o Dragão inicia a competição recheado de expectativas e embalado pelo título estadual conquistado no último final de semana; algumas de suas projeções, portanto, poderão ser melhor visualizadas através de levantamentos elaborados com base nos números das últimas edições da Segundona, que concederão ao Rubro Negro um objetivo concreto para qual almejar.

Levando em conta as últimas três edições da Série B do Campeonato Brasileiro, a média de pontos necessária para, primeiramente, escapar do rebaixamento segue sendo a marca dos 44/45 pontos; tendo este total em vista, a expectativa é de que um clube precise conquistar, de modo geral, seis vitórias, cinco empates e oito derrotas em ambos os turnos para que, assim, se livre do descenso. Em uma realidade mais próxima a do Atlético-GO, porém, a média de pontos necessária para o acesso à Série A se estabelece na marca de 63/64 pontos, podendo ser conquistados através de uma campanha composta por nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas em ambos os turnos.

Como exemplo para despertar inspiração no elenco de Mozart Santos para esta edição da Segundona, em seu último título da divisão – conquistado em 2016 -, o Dragão foi capaz de acumular 76 pontos (10 a mais do que o segundo colocado), através de 22 vitórias, 10 empates e somente seis derrotas.