Atlético-GO chega a abrir dois gols de vantagem, mas só empata em estreia da Série B

Foto: João Lucas/Pera Photo Press/Gazeta Press

Sampaio Corrêa e Atlético-GO se enfrentaram neste sábado (15), em jogo válido pela 1ª rodada do Brasileirão Série B, às 17h, no estádio Castelão. O Atlético chegou com a moral em dia, pois conquistou seu bicampeonato goiano em cima do rival Goiás. Já o Sampaio esperava virar a página de duras eliminações em 2023, contando com que o mando de campo fizesse a diferença a seu favor, como aconteceu em muitos casos na temporada 2022, quando também disputou a Segundona. A partida começou com o campo interferindo na maioria dos lances, mas, ao decorrer dos minutos jogados, o duelo ficou bem disputado. O primeiro tempo foi do Dragão, que saiu com uma vitória por 2 a 1, porém o Sampaio mostrou como é forte no Castelão, o placar chegou a ficar 3 a 1 e a equipe maranhense empatou, o resultado final foi 3 a 3. Portanto, os pontos foram divididos, um para cada time.

Sampaio Corrêa x Atlético-GO: confira onde assistir, prováveis escalações e arbitragem

O estado deplorável do gramado do Castelão, que estava com muitas poças, pesou já nos primeiros cinco minutos de partida. Mesmo assim, era o Atlético conseguia se impor e buscava a primeira iniciativa no jogo. Luiz Fernando recebeu de frente para o gol aos três minutos e acabou isolando, essa foi a primeira finalização da partida, só que não foi no alvo. Na marca dos 13 minutos, o lance mais perigoso do jogo até o momento aconteceu graças a uma falha do zagueiro Lucas Gazal, do Dragão. A bola ficou oferecida para Ytalo, ele ficou cara a cara com Ronaldo, teve a chance de abrir o placar, mas o goleiro rubro-negro salvou sua equipe. Seguiu 0 a 0, o Sampaio Corrêa perdeu uma chance de ouro. Aos 23, o Atlético achou o espaço que procurava no jogo através de um belo passe de Shaylon para Gustavo Coutinho, que estufou as redes do goleiro Luiz Daniel! 1 a 0 Atlético-GO. Aos 31, a Bolívia Querida conseguiu sair em velocidade, o atacante Vitinho sentiu que poderia chutar ao avançar pela esquerda, tentou a finalização, porém saiu fraca demais, facilitando o encaixe de Ronaldo.

A todo momento a defesa do Sampaio Corrêa oferecia a bola para seu adversário, e o Dragão chegava perto do segundo gol, só que pecava no último passe. Já nos minutos finais do primeiro tempo, aos 41, o Sampaio conseguiu chegar com muito perigo na frente, a bola de Vitinho deixou Neto Paraíba sozinho dentro da pequena área, e o camisa 10 não desperdiçou a chance que obteve, mandou um lindo chute no cantinho de Ronaldo e empatou a partida! 1 a 1 no Castelão. Não teve tempo para a torcida maranhense comemorar, pois Moraes Jr deu uma ótima assistência para Luiz Fernando, que surgiu no meio da marcação do Sampaio e mandou a bola para o gol! 2 a 1 Dragão. O Atlético quase ampliou com Luiz Fernando minutos depois em decorrência do cruzamento de Moraes Jr, a bola ainda sobrou para Airton, contudo, a defesa maranhense bloqueou. Ficou assim, 2 a 1 Atlético na primeira etapa.

Os primeiros minutos da segunda etapa foram equilibrados, as duas equipes mostravam empenho para chegar perto do gol, a essa altura, o jogo estava bem aberto, com a possibilidade de gol para os dois lados. O Sampaio chegou com perigo aos cinco minutos com Ytalo, que preparou uma finalização dentro da pequena área, mas o chute saiu mascado. O camisa 20 Matheus Martins teve grande chance de empatar o jogo assim que ficou com a bola em dado momento que o goleiro do Dragão estava fora do gol, ele finalizou muito em cima da bola aos oito minutos. Aos 11 minutos, Ytalo recebeu boa bola pela lateral do campo e sofreu pênalti de Gazal, grande chance para a Bolívia Querida, o próprio atacante foi o encarregado de bater e perdeu a penalidade! Ronaldo salvou o Atlético-GO.

É pressão do Sampaio! Quase que a mini bicicleta de Alyson resultou em gol, Ronaldo espalmou e mandou para escanteio aos 15 do segundo tempo. Na marca dos 23, Vitinho cruzou perigosamente em falta pela direita, a bola cruzou toda a área do Dragão e quase surpreendeu o goleiro rubro-negro. Com o passar do tempo, não foi mais visto o mesmo ímpeto do Sampaio Corrêa, apesar das substituições feitas, a equipe maranhense falhava em últimas decisões ao tentar agir ofensivamente. Já aos 36, o Atlético conseguiu espaço para um contra-ataque que vinha sendo raro no segundo tempo, Marco Antônio deixou o marcador no chão, deu a bola para Rhaldney, que fez o terceiro do Rubro-Negro! 3 a 1 no Castelão. Só que, logo depois, o Sampaio voltou a atacar e descontou no placar com Vinicius, ele saiu do banco para ser persistente, mesmo após grande reflexo de Ronaldo o jogador finalizou novamente e fez o segundo gol do Sampaio Corrêa na partida! 3 a 2 é o placar de momento. A essa altura, na faixa dos 40 minutos do segundo tempo, o time da casa ganhou mais confiança, enquanto o Atlético priorizava se defender. Aos 46, Vinicius teve o campo de ataque oferecido para avançar e ficar no x1 com Ronaldo, só que ele não percebeu que tinha um marcador logo atrás, sendo assim, ele foi impedido de finalizar. Mais uma chance de ouro perdida pelo Sampaio Corrêa. Em meio à pressão, o finalzinho da segunda etapa, o zagueiro Joércio apareceu para testar a bola para o gol do Atlético aos 49, gol salvador que, até então, dava um ponto para a Bolívia Querida! 3 a 3, um jogo bastante movimentado que entregou mais do que o esperado. E terminou assim, um ponto para cada equipe.

Ganhar do Sampaio Corrêa no Castelão não é nada fácil, o Dragão chegou perto de tal feito, e acabou levando o empate no final. A grande atuação de Ronaldo é de se destacar, mas a Bolívia Querida rompeu a barreira que o goleiro montou. Até um pênalti foi defendido. Agora, o Atlético espera o próximo final de semana para enfrentar a equipe do CRB, no sábado (22), às 21h, no Antônio Accioly.