Atlético-GO atrás! Confira o retrospecto histórico do Dragão contra o América-MG

Foto: Bruno Corsino

Atlético-GO e América-MG se enfrentam neste domingo (13), às 16h, na Arena Independência, em partida válida pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Disposto a esquecer a última atuação que registrou no torneio, o Dragão entrará em campo ciente de que somente a vitória – por muitos gols – interessa, para que, assim, o clube goiano ainda tenha alguma chance de escapar do rebaixamento à Série B. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Rubro Negro terá que se mostrar ainda mais determinado, já que a equipe se encontra atrás de seu rival mineiro nos duelos que ambos já disputaram.

Não joga mais! Atlético-GO libera volante para as férias de forma antecipada; entenda

Ao todo, Atlético-GO e América-MG já se enfrentaram em 19 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido a dois hiatos que a disputa presenciou ao longo das últimas décadas. Após os primeiros encontros nos anos 90, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 2006, enfim quebrando o longo intervalo que já durava 10 anos; além deste marco, os times também ficaram sem se encontrar por cinco anos (entre 2006 e 2011). Esta será a sexta ocasião em que o Dragão e o Coelho disputam um duelo válido pela primeira divisão nacional.

Já foram registradas cinco vitórias do Rubro Negro, enquanto a equipe mineira é detentora de seis triunfos, com o recorde sendo complementado por outros oito empates. No quesito de gols marcados, o clube goiano se encontra (por pouco) à frente; levando em conta todos os 19 duelos, o Atlético-GO foi capaz de marcar 19 gols, acumulando uma média de 1 tento por jogo, número que supera o América-MG, que já marcou 18 tentos e acumula uma média de 0,95 gols por partida.

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há pouco menos de quatro meses, válido pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, ambas as equipes se encontravam coladas na tabela de classificação e lutando contra a zona de rebaixamento. Refletindo o ímpeto vencedor dos mineiros, porém, a partida se encerrou com uma derrota do Rubro Negro por 1×0.

Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em plena Arena Independência, os comandados de Eduardo Souza precisarão se inspirar na última ocasião que o Atlético-GO foi capaz de triunfar na condição de visitante, partida protagonizada há três anos atrás, válida pela Série B de 2019. Na ocasião, o Dragão não tomou conhecimento de seu rival mineiro e sagrou-se vitorioso pelo placar de 1×0, com gol de Jorginho.

AGENDA

Imerso em uma sequência ruim de resultados e já considerado virtualmente rebaixado, o Atlético-GO transfere seu foco para o último compromisso da Série A, quando enfrentará o América-MG, na Arena Independência, às 16h, duelo que fechará sua participação na elite do futebol brasileiro neste ano.