Jorginho sofre pênalti, perde gol feito, mas Atlético-GO vence Goiás e leva vantagem para decisão do Campeonato Goiano

Marlon Freitas cobra pênalti e garante vitória do Atlético-GO na primeira final do Goiano. (Foto: Jornal O Popular)

O clássico goiano foi extremamente disputado e teve Jorginho como personagem principal da vitória do Atlético-GO contra o Goiás na partida de ida da final do Campeonato Goiano. Para o bem e para o mau. O camisa 10 do Dragão apareceu no momento mais complicado da partida para fazer a jogada que originou o pênalti que resolveu o jogo. Mas perdeu um gol feito que poderia ter gerado uma vatangem ainda maior para a finalíssima. Placar de 1 a 0 no Antônio Accioly lotado.

Casa cheia! Torcida do Atlético-GO esgota ingressos para a final

O Dragão não perde há oito jogos na temporada e, por isso, a confiança da torcida é total na conquista do título contra um adversário que demonstrou pouco poder de fogo aos longo dos 90 minutos. Na próxima semana, a decisão na Serrinha.

Atlético-GO encaminha contratação por empréstimo de zagueiro do Flamengo; confira

Jogo travado, mas Atlético-GO foi superior no primeiro tempo

O Dragão tomou a iniciativa na partida, apesar do forte calor em Goiânia. Jorginho estava encontrando muita liberdade para distribuir as jogadas na entrada da área, mas faltou precisão em algumas delas. O Atlético-GO forçou bem o jogo pela direita, seja com Dudu, seja com Shaylon, ex-jogador do Goiás.

Por outro lado, o Goiás demonstrou dificuldade para sair jogando. Primeiro, pela lesão muscular de Vinícius que fez o técnico Glauber Ramos colocar Apodí na meia. Depois, porque o Esmeraldino estava mais a fim de esperar para sair na velocidade. O jogo não fluiu, em parte, por isso.

Depois da pausa para hidratação, surgiram boas chances para o Atlético-GO. A melhor delas, na bola parada que Jorginho cruzou no segundo pau para Wanderson cabecear. Tadeu fez grande defesa aos 46. Na sequência, Goiás respondeu também na bola parada. Fellipe Bastos cruzou e Auremir cabeceou por cima.

Expulsão, gol de pênalti e outro perdido, na vitória construída pelo Atlético-GO

O Atlético-GO demonstrou que estava mais a fim de jogo também após o intervalo. Com muita velocidade de Wellington Rato para ocupar os espaços às costas da marcação. O Dragão teve, inclusive, um lance bastante duvidoso envolvendo seu camisa 9. Ele foi lançado em profundidade, limpou o goleiro Tadeu e sofreu o contato. O juiz foi ao VAR e nada marcou.

Mas o time seguiu pressionando. E o lance que gerou superioridade ao Atlético-GO viria na sequência. Aos 17 minutos, Rato saiu em velocidade de novo e sofreu um carrinho de Reynaldo. O juiz entendeu que o lance gerava uma chance clara de gol e expulsou o zagueiro do Esmeraldino.

Foi questão de tempo até o Dragão aumentar o ritmo e seguir pressionando. Mas o gol só sairia num lance individual de Jorginho. Suspenso do jogo de volta, por tomar cartão amarelo e estar pendurado, o meia invadiu a área pela direita, girou em cima de Yan Souto e sofreu o rapa. O juiz marcou. E o capitão Marlon Freitas bateu no meio do gol para abrir o placar. 1 a 0 aos 37 minutos.

E aos 49 minutos, Jorginho perderia uma chance de ouro de ampliar o placar. Após bela inversão de Marlon Freitas, Dudu escorou para dentro e Jorginho, a um metro do gol, bateu para fora. O gol pode pesar. Mas o Dragão terá a vantagem para o jogo da volta, na semana que vem.

Atlético-GO 1 x 0 Goiás: Antônio Accioly

Atlético-GO: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Edson e Arthur Henrique (Brian Montenegro); Baralhas e Marlon Freitas; Shaylon, Jorginho e Léo Pereira; Wellington Rato. Téc.: Umberto Louzer

Goiás: Tadeu; Maguinho, Caetano, Reynaldo e Danilo Barcelos; Auremir e Fellipe Bastos; Luan (, Diego e Vinícius (Apodí); Pedro Raul. Téc.: Glauber Ramos

Veja os melhores momentos entre Atlético-GO 1 x 0 Goiás: