13 anos! Relembre a última vez em que o Atlético-GO venceu o Juventude fora de casa

Atlético-GO e Juventude se enfrentam neste domingo (16), às 18h, no Estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Disposto a capitalizar diante das últimas atuações que registrou no torneio nacional, o Dragão pretenderá entrar em campo com uma motivação renovada pela moral alta conquistada pela sequência de resultados positivos para, assim, ainda lutar pela sobrevivência na divisão. Em meio aos últimos momentos de preparação antes do embate, o Rubro Negro busca resgatar a última ocasião em que foi capaz de triunfar contra o rival gaúcho longe de seus domínios.

Resumão da semana do Atlético-GO: empate heroico na Série A, elogios de técnico rival e lançamento de camiseta especial

Chegando à 37ª rodada da Série B de 2009 em uma posição confortável na tabela, o Atlético-GO buscava conquistar os três pontos em pleno Estádio Alfredo Jaconi para, assim, torcer contra seus rivais da tabela e, eventualmente, conquistar o tão sonhado acesso à elite do futebol brasileiro. Estacionado em quarto lugar e ostentando 62 pontos, o Dragão pisou no gramado gaúcho comandado pelo técnico Artur Neto e com a seguinte formação titular: Márcio; Rafael Cruz, Jairo, Leandro Amaro e Alysson; Agenor, Pituca, Robston e Elias; Juninho e Marcão.

Impondo um ritmo acelerado desde o apito inicial e não se abalando por conta da atmosfera criada pelos torcedores do Papão – que praticamente lotaram seu estádio – o Rubro Negro foi capaz de abrir o placar logo aos 28 minutos com um gol de cabeça de Agenor, tento que foi responsável pelo aumento do desespero dos donos da casa, que precisavam de uma vitória para dependerem somente de si mesmos para escaparem do rebaixamento. O aumento da pressão da equipe adversária, porém, potencializou mais jogadas de perigo para o clube goiano, que ampliou a vantagem em dois gols já na marca dos 10 minutos, com Marcão (aos 7′) e Juninho (aos 10′). Os donos da casa, acusando o golpe do visitante, foram capazes de resgatar somente um gol já ao final da partida, tento que encerrou a partida com o placar de 3×1.

Com o triunfo e o tropeço de alguns de seus rivais da tabela de classificação, o Atlético-GO enfim foi capaz de selar seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro após um intervalo de 23 anos, chegando à marca de 65 pontos. Enquanto isso, o Juventude passou a não depender mais somente de si mesmo para evitar o rebaixamento à Série C, acontecimento que foi concretizado ao final da temporada, com o Papão encerrando o campeonato na 17ª colocação.

AGENDA

Após ter sido capaz de arrancar um empate contra o líder do campeonato em pleno Antônio Accioly, o Atlético-GO se vê embalado por três resultados positivos para manter sua luta para escapar da zona de rebaixamento, para isso precisando enfrentar o Juventude, no próximo domingo (16), no Estádio Alfredo Jaconi, às 18h, em duelo válido pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.