Opinião: Um misto de expectativa e frustração na estreia do Dragão na Série B

Foto: João Lucas/Pera Photo Press/Gazeta Press

Depois de comemorar o título estadual de seu time diante do rival Goiás e criar expetativas positivas para disputa da Série B, o torcedor do Dragão ficou frustrado com o desempenho do time na estreia contra o Sampaio Corrêa, em São Luís do Maranhão. Como dizem alguns experientes do futebol, “O torcedor é sábio” e isso se aplica bem aos atleticanos, pois percebem bem os pontos fracos do time, principalmente o sistema defensivo; essa questão já era citada por eles na época da disputa do campeonato estadual, em que o Atlético foi surpreendido em alguns jogos por más atuações, como no último jogo das finais, onde o time não conseguiu segurar o ataque do Goiás e tomou três gols. Nesse jogo de estreia na Segundona, o torcedor viu algo muito parecido: depois de abrir vantagem de 2 gols (3 x 1), acabou cedendo o empate no final do segundo tempo. Dadas as circunstâncias do resultado, já há cobranças mais exaltadas por parte da diretoria e por parte do torcedor. E no Atlético é assim, é histórico, perdeu uma partida por falta de empenho ou má atuação, chove críticas de dentro e de fora do clube, não sei se é porque o torcedor acostumou a ganhar muitos títulos nos últimos anos ou é uma característica própria do atleticano.

Vejo a parte defensiva como ponto crítico do time e entendo que ajustes devam ser feitos para equilibrar este setor para os próximos jogos e, nesse sentido, a diretoria já foi ao mercado e contratou mais opções para o técnico. Essa situação de desequilíbrio defensivo faz lembrar a Série A de 2022, em que a defesa atleticana era uma das piores, sendo um dos principais motivos da queda para a segunda divisão; já o ataque é um dos pontos positivos do time desde o campeonato estadual, quando se destacou por ser o time que mais marcou gols.

Nesse primeiro jogo, observamos uma grande quantidade de cruzamentos na área do Dragão; os laterais, direita e esquerda, avançam muito e a marcação fica prejudicada; muitos jogadores adversários se infiltraram nas costas dos laterais, circunstância da qual nasceram várias jogadas, inclusive os três gols do Sampaio Corrêa. Ao nosso entendimento, o único que está se salvando na parte defensiva, desde o ano passado, é o goleiro Ronaldo, que tem feito defesas arrojadas, impedindo que o time fosse derrotado em vários jogos (inclusive nesse jogo de estreia). O técnico rubro-negro terá que fazer adequações no time de forma a melhorar substancialmente a defesa, e jogando fora de casa tem que ter um esquema de compactação melhor dos laterais e volantes, diminuindo os espaços e, assim, fornecendo mais equilíbrio defensivo. Outro ponto a ser considerado, e isso vem desde o Campeonato Goiano, é que o jogador Moraes Jr merece uma vaga no time; o técnico Mozart terá que encontrar uma posição para que ele possa ser aproveitado, pelo bom momento que atravessa, porém como lateral esquerdo não tem boa capacidade de marcação e deixa aquele lado da defesa muito vulnerável. Pela qualidade técnica pode ser interessante ter esse jogador no meio campo ou no ataque.

Já citamos em comentários anteriores que essa Série B seria de muito equilíbrio. O campeonato é longo – 38 rodadas – e outras circunstâncias como a situação dos gramados, pressão de torcida, desgastes por viagens longas, contusão de jogadores etc., tudo contribui para resultados inesperados. O que não se pode aceitar, ao meu ver, é a falta de empenho e apatia de alguns jogadores, e isso ocorreu na estreia. Também somos contra críticas “desproporcionais” a todo o time, comissão técnica e diretoria, principalmente numa estreia de campeonato e ainda fora de casa; tais críticas só desestabilizam a equipe para as próximas partidas. Não estamos aqui dizendo que não deva haver cobranças, elas devem ser feitas sim para aqueles que, de alguma forma, não estão contribuindo com aquilo que podem para o alcance dos resultados e consequentemente do objetivo traçado pelo clube. E ressaltamos, mesmo que considerado um resultado negativo devido às circunstâncias da partida, o torcedor também precisa entender que é só a primeira rodada e a participação dela é decisiva para o crescimento do time, portanto, deve fazer a sua parte comparecendo e incentivando o time nos jogos dentro de casa.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.