Opinião: O impacto de dispensas e contratações no Atlético-GO para o andamento da Série B

Atlético-GO treinando
Foto: Divulgação/ACG

Após 12 rodadas dessa série B e com a aproximação da abertura da janela de julho, alguns jogadores estão deixando o elenco do Atlético: Marco Antônio, Mikael, Igor Torres, Matheus Guedes, alguns com pouco espaço no time principal, outros nem estão sendo relacionados para as partidas. O Dragão já havia perdido Moraes Jr por problemas extra campo e Luan Sales que saiu por empréstimo. Possível saída de Shaylon é comentada no clube; interesse de outros clubes por Luiz Fernando, Rhaldney, Rodrigo Soares, Gazal e Ronaldo, também está sendo ventilado, não sabemos se são somente especulações, pois o clube não divulgou se houveram propostas oficiais por esses jogadores. A diretoria afirma que deverá chegar no mínimo 5 reforços, um deles, Lucas Rocha, já treina no clube com o elenco.

Opinião: Presidente do Atlético-GO adota mudança de comportamento em entrevistas pós jogo

Já havíamos citado em nossos comentários que o Atlético tem um elenco muito enxuto para essa temporada, carente em alguns setores, deixando a comissão técnica sem opções para algumas posições, tendo que improvisar jogadores em algumas partidas. Fazendo uma avaliação mais técnica podíamos até afirmar que esses atletas que estão saindo não influenciarão na qualidade do time, pois muito pouco fizeram pelo Atlético ou não corresponderam quando entraram em campo, exceto Moraes Jr que era um dos titulares do time, mas teve que se afastar por envolvimento nas investigações do Ministério Público. Porém, observando as poucas opções que o Atlético tem em seu plantel, a situação se torna preocupante, pois essas saídas diminuem ainda mais o elenco, a não ser que a diretoria vá trazer quase um time completo nessa janela, e não sabemos se os jogadores que chegarem vão resolver os problemas do time, é uma aposta bastante perigosa, é trocar o pneu com o carro em movimento, pois já estaremos chegando a 15 rodadas nessa primeira metade da série B, e certamente com a chegada de peças novas no time, a comissão técnica vai precisar de um tempo maior para preparar fisicamente esses jogadores, obter entrosamento e para melhor ajustar a formação do onze que entrará em campo; não é um trabalho rápido, inclusive pode queimar algum jogador logo na largada, já que a torcida atleticana está apreensiva e também com esperanças de que esses reforços resolverão os problemas do time.

Se houverem mais saídas, principalmente dos chamados titulares, a situação poderá piorar bastante, o Atlético deve tentar segurar os seus principais jogadores pois o mercado está muito restritivo e concorrido, com todos os times concorrentes procurando se reforçar, e ainda tem a série A, que geralmente atrai os melhores jogadores da B com muito dinheiro e possibilidade de ascensão dentro da carreira. A manutenção desses demais jogadores que ainda permanecem é imprescindível para as pretensões do Atlético, é buscar reforços em número e em quantidade suficientes para municiar a comissão técnica, e ressalte-se que Valentim é um bom técnico, mas precisa ter um bom elenco nas mãos e também opções melhores em cada posição, e nesse caso estamos falando de quantidade e qualidade, só assim o Dragão voltará aos resultados positivos no campeonato.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.