Opinião: Na briga pelo G-4, Atlético-GO vê duas surpresas na sua cola

Atlético-GO comemorando
Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Atingimos a quinta rodada da Série B, alguns times já se destacam e certamente vão brigar pelo acesso juntamente com o Dragão. Antes mesmo de iniciar a disputa, já havíamos apontado aqui alguns times favoritos ao acesso e entre eles o Atlético-GO. Olhando a tabela de classificação vemos o Criciúma com um bom aproveitamento e para nós as surpresas são o Vitória e Vila Nova; Sport e Ceará ainda tem jogos atrasados, mas devem chegar à primeira parte da tabela nas próximas rodadas, pois têm bons elencos. As decepções até agora são Juventude, Avaí, Chapecoense e CRB, que ainda não apresentaram um bom futebol, times os quais até tínhamos apontado lá atrás como candidatos ao acesso, mas até o fechamento desta rodada ainda não estão fazendo jus às expectativas. Ressalte-se, porém, que ainda é muito cedo para afirmar quem vai chegar ou não entre os quatro melhores. As vagas ainda estão totalmente abertas, ainda há possibilidade de recuperação, principalmente pelas possíveis contratações na próxima janela, que será em julho; muitos times que estão na parte de baixo da tabela podem se recuperar ao longo das 33 rodadas restantes.

De toda forma, o rendimento apresentado por Criciúma, Vitória, Atlético-GO e Vila Nova – invictos no campeonato – os credenciam como times que vão brigar pelas primeiras posições, salvo alguma queda de rendimento, que pode, hipoteticamente, acontecer ao longo do campeonato. Por ser um campeonato de muito equilíbrio, ao final das 38 rodadas, certamente chegarão entre os quatro primeiros aqueles times que mantenham um bom rendimento em toda a competição; oscilar para baixo pode significar o não atingimento dos objetivos, por isso é importante que o Dragão se mantenha no G4 ou, se não conseguir essa manutenção, que sempre fique próximo aos primeiros colocados, para que na reta final possa brigar pelas vagas.

Com os resultados obtidos até o momento, podemos afirmar que o Atlético começou bem a Série B: ainda não perdeu e entrou no G4 nesta quinta rodada. Continua firme com seus propósitos de acesso e, em se mantendo no G4 até a abertura da janela de contratações em julho, poderá se reforçar ainda mais, principalmente no setor defensivo, um dos pontos negativos do time até aqui. Penso que a diretoria precisará trazer “no mínimo” mais três jogadores, e os dirigentes devem estar empenhados em contratar mais um bom zagueiro, um lateral direito que possa fazer sombra à Rodrigo Soares e um meia para chegar e tomar conta da posição. Nesta quinta rodada o time já foi conduzido pelo técnico Alberto Valentim, que fez sua estreia no comando técnico do elenco. A equipe já apresentou uma postura diferente, vimos uma entrega maior dos jogadores durante todo o jogo e isso é o que se exige na Série B, muita luta e transpiração. Ainda é muito cedo para avaliar o trabalho do novo técnico e estaremos atentos para o decorrer das próximas rodadas.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.