Opinião: Melhora de rendimento e ânimo com novo técnico pode aproximar Atlético-GO do topo da tabela

Alberto Valentim
Foto: Ingryd Oliveira/ACG

A rodada 6 da Série B, que terá início nesta sexta-feira, marca o enfrentamento direto dos quatro primeiros da tabela, Vitória, Criciúma, Atlético-GO e Vila Nova. O Dragão terá a chance de encostar de vez nos líderes, já que uma vitória no domingo, fora de casa, pode até deixar o time na segunda colocação, caso não haja vencedor no jogo entre Vila Nova x Criciúma. Mas para chegar lá será preciso continuar evoluindo, principalmente na parte defensiva, além de manter a mesma pegada que vimos no jogo contra o Londrina. O jogo contra o Vitória será difícil, o time baiano tem aproveitamento de 100%, também está invicto, tem o ataque mais positivo da Série B e com uma defesa muito consistente que ainda não tomou gols em cinco jogos. Para obter um resultado positivo no jogo de domingo e subir ainda mais na tabela, o Atlético terá que fazer o seu melhor jogo na competição e mostrar um equilíbrio maior entre defesa, meio-campo e ataque. Acreditamos que isso é possível, o time está animado com a chegada do técnico Alberto Valentim e já demonstrou evolução no seu sistema defensivo com a entrada do Heron na lateral esquerda e do volante Renato; esses dois atletas fizeram uma excelente partida contra o Londrina e a presença de ambos melhorou o sistema de marcação, além de aliviar os outros integrantes da defesa. Mas ainda há espaço para crescimento, ainda estão acontecendo muitos cruzamentos na área, dificultando a vida dos zagueiros atleticanos. Neste sentido, será necessário compactar mais os setores das laterais principalmente jogando fora de casa e enfrentando um ataque bom, como é o do Vitória.

Outro aspecto importante a ser ressaltado foi a chegada do técnico Alberto Valentim e a sua participação no primeiro jogo à frente da comissão técnica. Bem diferente do anterior, o comandante é muito participativo e enérgico durante o jogo, orienta bastante os seus comandados, gerando uma atmosfera competitiva, o que faz com que os jogadores mantenham o foco na busca pelo resultado. O que não pode ocorrer é a falta de equilíbrio, em jogos difíceis como é essa Série B, não existe espaço para erros, um deslize pode decretar a derrota; veja a expulsão do Airton no jogo contra o Londrina, foi determinante e quase causou um desastre para o time dentro de casa. Esperamos que o treinador atue nesse sentido e corrija esse comportamento e essas entradas com força excessiva por parte dos atletas – e pelas ocorrências que temos acompanhado, os árbitros estão bem orientados a agir contra esses lances de maior violência no decorrer dos jogos.

Enfim, esperamos que o Atlético-GO faça uma ótima apresentação no Barradão e, mesmo se não conseguir a vitória, que não perca o jogo e continue invicto no campeonato. Uma derrota contra o time considerado o melhor da competição até o momento pode ocorrer, mas que não seja por falta de organização, competitividade e luta por parte dos guerreiros atleticanos.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.