Opinião: Dragão e a Copa do Mundo – de Cubijas a Luizito Suarez e Messi, uma sina internacional

Estádio Antônio Accioly Atlético-GO
Estádio Antônio Accioly

Em 2022 o mundo assitiu a Copa do Mundo no Quatar, viu a Argentina ser campeã do mundo, o Brasil desclassificado e o Uruguai chorar a eliminação nos últimos minutos. O futebol sulamericano provocou todo tipo de emoção nessa Copa, mas em especial os atleticanos tem sentimentos difusos e muito pra falar quando o assunto é o futebol de “ nuestra America”. O Dragão recebeu Messi em seu Centro de Treinamento em 2021 durante a Copa América, bateu o Nacional do Uruguai duas vezes com o craque Luizito Soares em 2022 e ainda pode tirar uma onda, porque o Brasil foi treinar em 2021 la no Centro de Treinamento do rival verde… e não deu muita sorte né.

O Dragão é um clube de tradição internacional e não é de hoje, foi o primeiro clube goiano a fazer um jogo internacional, ainda em 1958, contra o Vila Rica do Paraguai, ali no Estadio Olimpico. Nessa época Goias e Vila Nova não tinham nem titulos estaduais, quanto mais poderiam sonhar com façanhas internacionais, mas o Dragão lá estava, como o grande desbravador do futebol goiano. Já em 1971 o jogo que entregou as faixas de Campeã Goiano de 1970 para o Atlético foi contra o Alianza Lima do Peru, bem no comecinho do ano, em janeiro. No time peruano estava o meia ofensivo Teófilo Cubillas ( Lê se Cubijas) , simplesmente eleito no ano anterior o melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 1970, pela Seleção do Peru.

Já em 1975 o Dragão é responsável pela primeira vitória internacional de um clube goiano no então recém construído Estadio Serra Dourada. Simplesmente o Dragão bateu o Nacional do Uruguai por 3 a 1, que  contava à época com 4 jogadores da Seleção Uruguaia em seu time. E agora, mais recente ? Vimos a Seleção Argentina do técnico Scaloni treinar no nosso CT. São fotos de Messi, Lautaro Martinez, Otamendi, Di Maria, Emiliano Martinez… em uma mistura do símbolo do Dragão e as cores da Seleção Argentina. E não é que demos sorte para “ los hermanos” ? Desde então foram Campeões da Copa América e da Copa do Mundo. Já a nossa Amarelinha… escolheu errado o lugar de treinar na Copa América de 2001 né. Foram ali pras bandas do Bueno, da Serrinha… e parece que pegou um azar danado.

Já temos então a solução pro Hexa, só a Seleção Brasileira vir treinar pelos lados de Campinas e do Urias, passou pelo Dragão, anota que é campeão.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.