Opinião: Com crescimento exponencial da torcida, ampliação do Antônio Accioly se torna imprescindível

Estádio Antônio Accioly Atlético-GO
Estádio Antônio Accioly

Uma vez mais o Dragão se vê diante da necessidade de ampliação do seu estádio, pois a torcida já está lotando e a capacidade máxima de 12.500 torcedores limita a presença de muitos atleticanos nos jogos.

Desde a década de 80, quando comecei a frequentar o Estádio Antônio Accioly, vi suas reformas, melhorias e também quase a sua destruição, e não imaginava, naquela época, que no futuro o estádio passaria por tamanha modernização. Na década de 90 e início deste século, por exemplo, presenciei em muitos jogos com públicos entre 400 a 500 torcedores; a partir de 2006, essa realidade tem mudado cada vez mais rápido, tanto no aumento na presença de público, quanto nas reformas e ampliações do Castelo do Dragão. A última ampliação, ocorrida em 2019 e que aumentou a capacidade para 12.500, ao que parece já não atende mais a demanda da torcida atleticana; desde essa reinauguração, a torcida já lotou em vários jogos, principalmente nas partidas de maior relevância, como as finais do Campeonato Goiano e jogos do Brasileirão Série A. Nesses jogos, conforme verificamos por meio de contato com os torcedores, muitos alegam não ir ao estádio devido tumulto e casa muito cheia, e essas alegações vão de encontro às características da torcida atleticana, em que as famílias comparecem ao estádio com muitas crianças, jovens, mulheres e idosos. Por tudo isso, acreditamos que o estádio já não comporta o tamanho da torcida e, certamente se ampliado e modernizado com a colocação de assentos, haverá aumento na presença do torcedor.

O torcedor deve ficar atento, pois a diretoria do clube já fala em ampliar o estádio. Em recentes declarações, foi aventada a possibilidade de ligar os tobogãs nas extremidades das arquibancadas e assim alcançar uma capacidade maior de público, e convenhamos, essa capacidade será bastante exigida caso o clube volte para a Série A em 2024. Acreditamos que seria interessante aumentar a capacidade do estádio para 20 mil torcedores, todos com assento. Dessa forma, caso o time esteja demonstrando nessa Série B que o acesso virá – o que ficará mais claro no segundo semestre -, penso que a diretoria deverá iniciar o planejamento para implementar essas melhorias do estádio no recesso, que normalmente ocorre entre dezembro e janeiro.

Enfim, todos os atleticanos estão aguardando ansiosamente a ampliação e modernização do Castelo do Dragão, de forma que o estádio possa acomodar todos que queiram comparecer com segurança e conforto aos jogos.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.