Opinião: Atlético-GO “perde” ótimo jogador por envolvimento nos casos de manipulação de jogos

Moraes Jr
Foto: Divulgação/ACG

Desde que vieram à tona as acusações e investigações, o jogador Moraes foi afastado do elenco, treinando em separado por alguns dias, depois sendo reintegrado aos treinamentos com o grupo e, agora, tomou-se a decisão de emprestar o jogador para a equipe da Aparecidense até o final da temporada. Diante disso, o Dragão perde um excelente jogador para seu elenco e pode até ter prejuízo financeiro por desvalorização numa eventual venda futura em decorrência de seu envolvimento com os fatos investigados.

No que tange à esfera penal, o jogador fez acordo com o Ministério Público e vai colaborar com a Justiça, em decorrência disso não vai ser denunciado criminalmente. Entretanto não sabemos da possibilidade de eventual penalidade na esfera desportiva; todos os atletas envolvidos serão denunciados no STJD, segundo declaração do órgão veiculada na imprensa nacional. Não sabemos a situação especial para o caso de Moraes Jr, o acordo efetivado com o Ministério Público é na esfera penal, que não é a mesma da desportiva. No STJD, as punições vão desde suspensão até o banimento do futebol, porém acreditamos que deve pesar muito o fato do jogador ter optado por colaborar com as investigações e pagar uma penalidade financeira, promovida pelo Ministério Público, situação inclusive prevista em Lei.

Difícil será a recuperação do jogador. A pergunta que fica é: o quanto isso afetará o equilíbrio emocional e o desempenho do atleta para a sequência de sua carreira no futebol? E quais as possíveis consequências negativas advirão desses atos, seja nas exposições das mídias televisivas e nas redes sociais. E por pertencer ao Atlético, tem a preocupação com o reflexo na torcida atleticana, tida como uma torcida ordeira e que propaga valores familiares. Se em situações normais já é difícil se manter em um time de futebol, imagine com essa situação extracampo que o atleta está enfrentando. Moraes provavelmente terá muitas dificuldades de dar seguimento em sua vitoriosa carreira até aqui, seja no Atlético ou em outro clube que possa figurar.

É necessário também que o clube se resguarde ao máximo quanto a possíveis consequências que ainda podem advir dessas investigações e decisões de tribunais, até porque estão surgindo outros jogadores envolvidos e as autoridades têm se mostrado preocupadas com a dimensão e a gravidade que o caso está tomando. Não defendemos que o jogador seja execrado e punido exemplarmente, apenas que se faça justiça e dentro da pena prevista; defendemos é que não lhe falte o apoio por parte do clube nesse difícil momento da carreira. O cuidado de que estamos falando é para que esses eventos não tenham reflexos no elenco e não prejudiquem o atingimento dos objetivos do clube, que é o acesso a Série A. Neste momento, vimos como muito positiva a decisão da diretoria de emprestar o jogador e retirá-lo do convívio com o elenco, dando a oportunidade a ele de começar um novo caminho e respirar novos ares. Mesmo com todas essas adversidades, desejamos que o jogador possa continuar com sua carreira de sucesso. Reconhecer seus erros já o fez, agora precisa trilhar o caminho correto, buscar novos desafios – até uma venda para o futebol do exterior, como já foi ventilado pela diretoria, não seria ruim para o Atlético e para o jogador. Um novo clube em um novo país, lugar onde seu bom futebol possa continuar sendo reconhecido e valorizado, e quem sabe até futuramente possa voltar ao Dragão, sua primeira casa.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.