Opinião: 5º Encontro de Ex Atletas do Atlético Goianiense – Ídolos que honram a Tradição do Dragão

Vivemos tempos de descaso com a História do Futebol, de desprezo com nossos ídolos, tal qual o recente episódio dos campeões mundiais e das estrelas da atualidade que não foram ao velório do Rei Pelé. Porém, ainda tem muita gente boa que não só reconhece o valor dos feitos futebolísticos do passado, como também faz questão de celebrá-los. E é nesse sentido que ocorre neste mês de Janeiro de 2023 o Encontro Nacional de Ex Atletas do Atlético Goianiense.

Já em sua 5a edição o encontro anual é organizado por ex-jogadores do Dragão e conta com desportistas que atuaram principalmente nos anos 60, 70, 80 e 90. Vêm gente de diversos Estados e até do exterior. Acompanhados de muita música, uma boa cerveja, comida a vontade, muita resenha, causos, e com aquela boa pelada ao final… esses ídolos do Atlético Goianiense relembram títulos, clássicos marcantes, lembranças do Estádio Antonio Accioly, da concentração, dos técnicos. Com muita determinação esses ex jogadores não deixam ser esquecidas as glórias e tãopouco os tempos das “vacas magras” do Dragão, em que mesmo com muita dificuldades, falta de estrutura, honraram o manto rubro-negro, mantiveram nosso Clube vivo para que ele retomasse as glórias no futuro. Essa turma toda conta com jogadores campeões em 1970 e 1971, outros que jogaram pela Seleção Goiana na inauguração do Serra Dourada, os amistosos contra o Alianza Lima do Peru e Nacional do Uruguai, disputaram e ganharam clássicos contra Goiás e Vila nos anos 70, que viram crescer, e jogaram juntos na base, com Baltazar, com o saudoso Gaúcho… outros que disputaram o Brasileirão de 1979 e 1980, em vitórias marcantes contra Vasco e Grêmio, que jogaram contra Seleção Sul-americana em 1979 com o manto atleticano, jogo treino contra a Seleção Brasileira em 1982… E também muitos da geração que viu o Serra e o Accioly lotado de atleticanos nos títulos de 1985, 1988 e 1990.

Sem dúvida são heróis rubro negros, mantem viva a chama dos 86 anos do Dragão do Bairro de Campinas, do Dragão do Brasil. Viva os eternos jogadores do Atletico Goianiense !! Sem vocês não teríamos chegado até aqui. Ao manter a tradição desse Encontro vocês demonstram que Futebol não é só resultado, não é só vitória, não é só dentro de campo e nem só o presente. Futebol é paixão, é amizade, é encontro, é celebração, é para a vida toda!!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.