O que é ter público?

A declaração feita pelo Nivaldo Carvalho de fato me incomodou, principalmente por rotular a torcida do Atlético-GO, mas, isso falei em outra postagem, quero agora questionar uma outra questão, também levantada por ele, afinal: O que é ter público?

As torcida de Goiás e Vila Nova são chamadas de Nação, enquanto nós somos denominados “Turma da naftalina”, que se os pais não forem os filhos não vão.

Pois bem, aguardei a conclusão das semi-finais para fazer o levantamento. Seguem os números de público pagante retirado dos Borderôs no site da Federação Goiana de Futebol, exceto os jogos das Semi-finais que ainda não foram lançados e peguei nos nossos pós-jogos e do Portal 730:

Time Jogos Média Geral Jogos Sem Clássicos Média Sem Clássicos
Goiás 8 6.513 5 3.193
Vila Nova 8 5.316 6 3.553
Atlético-GO 8 2.705 6 2.267

Se consideramos a maior média geral teremos 6.513 de público pagante, média do Goiás, clube que está a mais de 15 anos jogando quase que exclusivamente a Serie A.

6.513! Isso que é considerado PÚBLICO?

Se tiramos os clássicos, que sabemos que tem um apelo maior, que soma-se as 2 torcidas na média, o PÚBLICO maior passa a ser do Vila Nova com 3.553.

Volto a perguntar, isso que é considerado PÚBLICO?

É óbvio que esses números baixos são reflexos de vários itens como violência, horários, baixa qualidade técnica, baixo investimento em marketing, conforto, pay per View (PFC), etc. etc. etc. mas, será que é justificável falar mal somente da torcida do Atlético?

Comparando os números apresentados pela Pluri Consultoria, empresa especializada em pesquisas voltadas ao esporte, sobre o tamanho das torcidas do estado, com as médias de público sem clássicos temos:

Time Torcida Média %
Goiás 847.000 3.193 0,4%
Vila Nova 590.000 3.553 0,6%
Atlético-GO 182.000 2.267 1,2%

Nossos clubes, mal conseguem levar 1% de suas torcidas ao estádio e a culpa é das torcidas?

Deveria haver um LEVANTAMENTO GERAL sobre os itens que fazem os torcedores não irem ao estádio, uma comoção da imprensa, dos clubes e da Federação Goiana em prol de PRODUTO FUTEBOL GOIANO.

O Produto Futebol Goiano está cada dia mais se deteriorando e ninguém faz NADA a não ser usar o microfone para falar mal.

 

 

 

 

 

 

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.