A força da torcida do Dragão no Accioly

Foto: Paulo Marcos/Ass ACG




Passada a semana intensa de mobilização com a comunidade, em torno do jogo do Dragão, venho compartilhar aqui minha felicidade.

Na última 6a f. foram quase 7.000 presentes, sem contar as crianças, que arrisco que haviam umas 1.000 lá no estádio. Todo esse público com o time vindo de 5 jogos sem ganhar, foi isso, a comunidade abraçou o time mesmo na fase ruim.

O resultado foi amargo, empate no finzinho, mas nada apaga todo esse envolvimento do torcedor, a sensação incrível de ver as ruas e Setores em torno do Estádio cheios de pessoas indo a pé pro Accioly, bares nas imediações com inúmeros rubro negros fazendo ali seu “aquecimento” pra partida, o bairro em movimento, a porta do Estádio lotada,aquela resenha nas barraquinhas…

Demonstrou-se que a mobilização popular fez efeito, e que há uma permanência histórica em torno da alcunha que marcou o clube nos anos 60: “O clube do povo”.

Foi muito importante a Diretoria colocar o ingresso a 10 reais, na promoção, o estádio estava mais democrático, negros, mulheres, o torcedor da classe trabalhadora pôde ir, levar os filhos e amigos, tinha atleticano vindo de outras cidades, de regiões distantes do capital, de Eixo Anhanguera, colorindo de rubro negro os terminais de ônibus da capital.

É assim que essa torcida vai se reconstruindo, é com o povão, nosso clube não é e nunca foi clube de playboy, de filhinho de papai, quem enche arquibancada é o povão.

Os jogadores atleticanos, a imprensa nacional e local, olhavam pra arquibancada e viam que ali estava um clube de tradição, não era um time de empresário, de verão, sem torcida, não era um Guaratinguetá, um Oeste ou um Grêmio Anapolis…

Ali estava o primeiro clube da capital, em seu estádio tradicional, próprio, junto à comunidade de Campinas e sendo empurrado por diferentes gerações de atleticanos que encheram o Accioly. Esse é meu Dragão.





A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.