Foto: Alan Deyvid-ACG

O que o Atlético Goianiense precisa fazer para reagir no resto do campeonato 

Os brasileiros vivem uma relação muito íntima e duradoura com o esporte, principalmente com o futebol. Considerado a grande paixão nacional, o esporte é enraizado na cultura brasileira, ditando tendências, comportamentos e, é claro, moldando gerações. Esta relação, no entanto, é ainda mais íntima entre torcedores e seus times do coração. A cada ano, torcem e vibram com os resultados, almejando sempre resultados positivos e, é claro, vitórias e conquistas.

Neste sentido, um marco bastante almejado é a conquista de uma vaga na elite do futebol brasileiro. Isso tem acontecido com o Atlético Goianiense, que atualmente disputa a Série B do campeonato brasileiro. Como um dos mais tradicionais clubes, o time tem metas ambiciosas e promete brigar pelo acesso à elite do futebol, ou, no mínimo, consolidar uma boa campanha. Confira, a seguir, alguns elementos importantes e o que o time precisa fazer para alcançar os seus objetivos.

Situação atual inspira cuidados, mas ainda restam esperanças 

Até o momento, a campanha do Atlético não foi de dar orgulho para seus torcedores. Ao menos, também não os fez passar vergonha. Mas o time almeja muito mais do que isso. Hoje, sua campanha é uma típica campanha de meio de tabela, longe da zona de conforto, mas com boas chances de uma reação. O desempenho tem sido bastante irregular, com vitórias importantes intercaladas por derrotas marcantes, principalmente contra adversários diretos.

Para que o time se aproxime do seu principal objetivo, que é a classificação, sem dúvida ele vai precisar aumentar sua consistência, principalmente nas partidas disputadas fora de casa, onde tem deixado os pontos escaparem com mais frequência.  Esse desempenho tem trazido reflexos diretos também na percepção da torcida, que fica cada vez mais ansiosa pelos próximos jogos. Os torcedores, além de acompanharem cada jogo e fazerem seus cálculos, imaginando cenários e probabilidades, também aproveitam para escolher o melhor site de apostas desportivas para registrar seus palpites, o que torna a experiência ainda mais imersiva e emocionante – principalmente no caso dos acertos.

Quais objetivos são mais possíveis? 

A reta final da série B exige que os clubes definam suas metas de forma bastante clara. No caso do Atlético, a principal é, sem dúvidas a briga pelo acesso à série A. No entanto, para isso, a campanha do time vai precisar de uma sequência de vitórias e, uma regularidade constante até o fim do campeonato. No entanto, outro objetivo igualmente importante é evitar o rebaixamento – afinal, estar na série B pode não ser o melhor cenário, mas estar abaixo dela, será ainda mais decepcionante para a torcida.

Neste sentido, é notório que as próximas etapas serão importantes e decisivas. O time vai precisar se ajustar ou reforçar sua equipe para que se mantenha competitivo e firme em relação aos seus objetivos. Evitar as oscilações e derrotas, vencer partidas dentro e fora de casa e, é claro, evitar desperdiçar lances e oportunidades são e precisam continuar sendo a prioridade.  

Aspectos a evoluir 

Além das derrotas fora de casa, o clube precisa trabalhar para melhorar alguns aspectos técnicos. Entre eles, a capacidade de finalização. Para isso, as equipes técnicas precisarão investir em treinamentos de finalização, pautando as decisões nos últimos passes e, principalmente, o aproveitamento das bolas paradas – elemento este que pode ser um dos grandes diferenciais, especialmente nos jogos mais truncados – que são comuns na Série B. Em muitos jogos, o Atlético até cria boas chances, mas acaba pecando na hora de concluir as jogadas.

Junto disso, vem a necessidade de ajustar o sistema defensivo, tornando-o mais sólido e assim evitando que vitórias totalmente factíveis se tornem empates ou até mesmo derrotas nos minutos finais. Para isso, um bom posicionamento, uma marcação firme e um foco em todos os 90 minutos do jogo são essenciais para garantir a segurança do time.

Conclusão: ainda há tempo, mas muito trabalho precisa ser feito 

Sem dúvidas, o jogo não está perdido para o Atlético Goianiense. Suas chances de lutar por uma vaga na Série A ainda são possíveis, mas o time precisa agir e isso precisa ser feito rápido. A reta final da Série B vai exigir consistência, muito foco e muitas vitórias, principalmente contra os adversários certos. A margem de erro agora é praticamente inexistente.  

Com apoio da torcida, o Atlético pode terminar o ano com um objetivo cumprido, mas tudo depende do que for feito nas próximas etapas. Para os jogadores, equipes e torcedores, a expectativa é de que o objetivo principal seja cumprido, mas se não for possível, fica a esperança de que ao menos o secundário (a não queda para a série C) seja cumprido com louvor.