A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara algumas mudanças no calendário do Futebol Brasileiro a partir do ano que vem. As principais são: a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para março e a paralisação durante um mês entre junho e julho, para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa.
Os campeonatos estaduais também devem sofrer alterações, com o início sendo antecipado para o começo de janeiro. Os conceitos da proposta da CBF foram apresentados aos clubes, mas o calendário ainda não foi publicado oficialmente. As mudanças propostas foram antecipadas pelo portal UOL. Com a antecipação da competição nacional, a CBF conseguiria paralisar a competição durante a disputa do Mundial de Clubes, entre os dias 15 de junho e 13 de julho. A competição vai contar com a participação de quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e mais o campeão da Libertadores de 2024 – Atlético-MG ou Botafogo.
CBF pode alterar datas dos estaduais
Durante essa paralisação, os demais clubes poderão fazer inter-temporada, excursões ou mesmo dar férias a seus jogadores. A CBF entende que isso faria bem para a internacionalização das marcas dos clubes.
Com isso, os campeonatos estaduais, incluindo o goiano, disputado pelo Atlético, que normalmente ocupam três meses do ano (do meio de janeiro ao meio de abril), devem começar e terminar mais cedo – antes da Data Fifa de março. O número de datas dos principais estaduais deve ser mantido em 16, mas estes torneios ocuparão menos espaço no ano.
Veja mais notícias do Atlético-GO, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Atlético Clube Goianiense.