Histórico! Atlético-GO emplaca o primeiro artilheiro de Série B de sua história com Gustavo Coutinho

Gustavo Coutinho comemorando
Foto: Isabela Azine/AGIF

Atlético-GO e Guarani se enfrentaram no último sábado (25), às 17h, no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 38ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação produtiva no setor ofensivo, mas marcada por uma vantagem numérica em campo por conta de algumas expulsões, o Dragão venceu pelo placar de 3×0, com gols de Dodô, Gustavo Coutinho e Matheus Peixoto. O triunfo, além de garantir o acesso ao Rubro Negro, também consagrou Coutinho como o artilheiro desta edição da Segundona, assim se tornando o primeiro da história do clube a realizar este feito.

Soberano! Além do acesso, Atlético-GO encerra a Série B como dono da melhor campanha do 2º turno; confira números

De acordo com um levantamento organizado e publicado pelo jornal O Popular, o artilheiro do Atlético-GO nesta temporada e da Série B como um todo, Gustavo Coutinho, foi capaz de entrar de vez na história do clube ao encerrar o campeonato como o goleador máximo da divisão. Segundo o veículo de informações, os 14 gols de Coutinho fizeram com que o atacante marcasse seu nome no histórico do Dragão como o primeiro atleta a se sagrar artilheiro de uma segunda divisão nacional vestindo o manto Rubro Negro.

Na história do Atlético-GO, segundo O Popular, somente três jogadores encerraram uma divisão nacional como os goleadores máximos antes do feito de Gustavo Coutinho, com todos eles sendo registrados por campanhas do Dragão na Série C do Brasileirão. O recorde teve seu pontapé inicial dado na terceira divisão de 1990, quando Júlio César foi capaz de marcar 10 gols em 10 jogos, assim contribuindo diretamente para o 1º título da divisão do Rubro Negro; em seguida, na temporada de 2001, Rodrigo Ayres marcou 14 gols em 22 partidas, auxiliando o clube goiano a chegar à última fase da Terceirona, mas não alcançando a promoção à Série B. Por fim, Marcão se mostra como o nome mais proeminente de todos os goleadores máximos da Série C que o Atlético-GO já registrou, tendo marcado 25 tentos em 32 partidas e levado o Dragão ao seu segundo título da terceira divisão nacional.